page ad skin

Kia inaugura sua primeira fábrica dedicada a veículos elétricos

Marca coreana celebra o início de produção dos novos EV3 e EV4 e uma nova fase da eletrificação

Planta EVO de elétricos do grupo KIA
Foto de: Kia

O grupo Hyundai-Kia está celebrando a inauguração de sua primeira fabrica exclusiva para veículos elétricos, chamada "EVO", marcando um passo importante na estratégia da montadora de se consolidar como uma das líderes em mobilidade elétrica. Os novos EV3 e EV4, focados em segmentos de maior volume, serão os primeiros a serem produzidos em massa nessa nova instalação. Com capacidade para 150 mil veículos por ano, a fábrica dá início a uma nova era para a Kia.

Localizada em Autoland Gwangmyeong, na Coreia do Sul, a EVO Plant é a primeira fábrica do Grupo Hyundai dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos. Durante a cerimônia de inauguração, o CEO da Kia, Jun-Young Choi, destacou que a conclusão da planta representa o "primeiro passo para a Kia se tornar uma marca líder em veículos elétricos". A nova instalação será fundamental para aumentar a produção dos próximos modelos de veículos elétricos da montadora.

Linha Kia EV3 GT

Linha Kia EV3 GT

Com o EV3 já em produção, a Kia promete "mostrar uma nova história dos veículos elétricos em breve". O SUV compacto começou a ser comercializado na Coreia em junho, com preços a partir de cerca de R$ 174.175 (KRW 42,08 milhões), e já acumulou mais de 10 mil reservas em apenas 23 dias, sendo considerado um "divisor de águas" no mercado coreano.

Kia fabrica carros eletricos EV3
Foto de: Kia

Na Europa, o EV3 será vendido por cerca de R$ 218.300 (36 mil euros), com uma autonomia de até 599 km, segundo o ciclo WLTP.

EV3 e EV4: a nova linha elétrica de entrada da Kia

Kia EV4 Concept

Kia EV4 Concept


O EV3 é o quarto veículo totalmente elétrico da Kia, após o EV6, o SUV EV5 e o SUV de três fileiras EV9. Já o EV4, previsto para o primeiro semestre de 2025, será o primeiro sedã elétrico compacto da marca, trazendo uma abordagem totalmente nova para esse tipo de veículo. Assim como o EV3, o EV4 compartilhará parte do design e da tecnologia de seus "irmãos maiores", os EV5 e 9.

No mês passado, o EV4 foi flagrado em testes na Europa, e uma versão hatchback também foi vista em desenvolvimento, sugerindo um foco maior no mercado europeu. O sedã elétrico deve chegar ao mercado com preços na faixa de R$ 175 mil a R$ 200 mil, com entregas previstas para o próximo ano. O EV3 será oferecido em várias versões, com autonomia que varia de 350 km a 501 km, dependendo da configuração. A versão mais básica custa cerca de R$166.814 (US$ 30,700), enquanto a versão de maior autonomia chega a R$ 185.289 (US$ 34.100).

Kia EV5 - impressões (BR)
Foto de: InsideEVs Brasil

Kia EV5 - Modelo foi o primeiro a chegar ao Brasil

De acordo com um executivo da Kia, tanto o EV3 quanto o EV4 terão um papel crucial na popularização dos veículos elétricos. Ele ressaltou que a empresa vai "mostrar uma nova história dos veículos elétricos na planta EVO de Gwangmyeong".

Essa fábrica será um ponto de apoio fundamental para a produção em larga escala de elétricos da Kia, contribuindo significativamente para sua expansão global no segmento. A capacidade de 150 mil veículos por ano é uma peça-chave na estratégia da marca para aumentar sua presença no mercado.

Hyundai e a expansão nos EUA

hyundai-motors-hyundai-steel-e-ecopro-bm-firmano-l-accordo-sui-materiali-catodici
Foto de: Hyundai

hyundai-motors-hyundai-steel-e-ecopro-bm-firmano-l-accordo-sui-materiali-catodici


Além disso, o Grupo Hyundai-Kia está preparando a inauguração de uma nova ''metafábrica'' de R$ 41,2 bilhões (US$ 7,6 bilhões) nos Estados Unidos, na Geórgia, em um esforço para expandir sua rede de produção de veículos elétricos. A planta, que já garantiu o apoio de 18 fornecedores, será responsável pela produção do Ioniq 5 e do novo SUV elétrico Ioniq 9, que estreará no final deste ano.

Para reduzir ainda mais os custos dos veículos elétricos, Hyundai e Kia lançaram recentemente um projeto de baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), visando o desenvolvimento de materiais que tornem as baterias mais seguras e acessíveis.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários