O presidente da marca coreana Kia, Ho-sung Song, revelou à revista britânica Autocar sobre as dificuldades de fazer um carro elétrico barato e sobre planos futuros, e isso incluía um sucessor para o compacto Picanto.
Song revelou que um sucessor elétrico do modelo era o "próximo alvo” da marca, mirando um valor abaixo de € 20.000 (R$ 120.634) eventualmente. Além disso, um sedã substituto do Stinger GT também está em estudo.
Kia Picanto 2024
Song também revelou que competir no segmento de subcompactos e compactos era “muito difícil, muito desafiador”, não importa se você está trabalhando em um veículo elétrico ou em um carro a combustão.
Apenas como exemplo, a Kia retirou o Rio do mercado e o está substituindo pelo K3, maior, com possibilidade de motorização híbrida e a Mitsubishi, que retirou o Mirage, vendendo só SUVs. No mercado britânico, outros modelos compactos ou subcompactos estão subindo de preço, como Suzuki Swfit e Toyota Yaris.
A ideia de ter modelos elétricos mais baratos faz parte do plano de viabilizar os altos custos das tecnologias de baterias. A meta da montadora é que a diferença entre os modelos sejam de 5 mil euros, com o EV3 partindo de cerca de 35 mil euros (R$ 211.000) e com um modelo do segmento B (previsto para 2026) por menos de 30 mil (R$ 181.000). Assim que os custos com as baterias baixarem, será possível criar um subcompacto sucessor do Picanto entre os 15 e os 20 mil euros, assumiu Song à Autocar.
Linha Kia EV3 GT
Do outro lado da gama, o executivo da marca coreana ainda cita que está pensado em um modelo com as caraterísticas do Stinger, para ser uma nova referência. A versatilidade da plataforma E-GMP, já utilizada no EV6 e no EV9, permitirá fazer um carro com essas caraterísticas, uma vez que num cenário com dois motores, um por eixo, é possível atingir mais de 600 cv.