A história da nomenclatura dos modelos Mercedes-Benz é marcada por transformações. No passado, a marca utilizava siglas para identificar a cilindrada dos motores. Com a redução dos motores, números sequenciais passaram a indicar os níveis de potência.

A chegada da eletrificação trouxe uma nova era de denominações: EQ para veículos totalmente elétricos, EQ Power para híbridos plug-in e EQ Boost para híbridos leves com sistema de 48 volts. Essa classificação, implementada em 2020, não deve perdurar por muito tempo, indicando que novas mudanças estão por vir.

Duas formas de nomear os carros

Uma das razões pelas quais a Mercedes decidiu adotar um novo esquema para nomear seus carros é que o uso da palavra EQ para elétricos (EQ Boost e EQ Power já caíram em desuso) causa alguma confusão. Vamos explicar.

Mercedes-Benz EQE 350 vista frontal em três quartos - capa

Mercedes-Benz EQE 350

Mercedes EQE SUV

Mercedes EQE SUV

Um Classe E a diesel leva a letra "d" em seu nome. Um Classe E híbrido tem a letra "e" em seu nome. Um Classe E elétrico, por outro lado, é chamado de EQE, tem um visual diferente, mas é uma alternativa de emissão zero ao sedã convencional. Há uma outra limitação: EQE também significa SUV, o que não é o caso dos carros com combustão, que, em vez disso, têm abreviações diferentes para veículos maiores (GLA, GLB, GLC, GLE, GLS,...).

Da confusão à... confusão

Em resumo, a alta gerência em Stuttgart decidiu colocar as coisas em ordem. O próprio, CEO do grupo alemão, Ola Kallenius, disse que, no futuro, não haverá mais Classe S e EQS, mas dois Classe S, um a combustão e um elétrico. Os dois carros também serão muito mais parecidos na aparência. Essa reorganização da linha se estenderá aos outros modelos. Portanto, não haverá mais o Classe E e o EQE, mas apenas o Classe E com diferentes tipos de motorização.

Foto - SUV Mercedes EQS

SUV Mercedes EQS

A ideia é boa. No entanto, os dois Classe S, assim como os dois Classe E, embora semelhantes na aparência, não serão diferentes apenas em termos de layout do trem de força. Eles serão construídos em plataformas diferentes, com os modelos a combustão baseados na arquitetura MRA já em uso (em uma versão evoluída) e os modelos a bateria usando a MB-EA Large, que ainda não fez sua estreia. E os SUVs: eles seguirão o mesmo princípio, com o GLS, o GLE e os outros sendo chamados da mesma forma, tanto elétricos quanto os modelos a combustão.

No entanto, em muitos casos, esses serão modelos que, embora sejam iguais na aparência, serão diferentes na essência. Em suma, continuará havendo alguma confusão. Pelo menos, essa é a impressão.

Galeria: Mercedes-Benz EQS 2025