Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Fabricante alemão afirma que, no futuro, haverá apenas modelos com nomes tradicionais, tanto a combustão quanto elétricos
A história da nomenclatura dos modelos Mercedes-Benz é marcada por transformações. No passado, a marca utilizava siglas para identificar a cilindrada dos motores. Com a redução dos motores, números sequenciais passaram a indicar os níveis de potência.
A chegada da eletrificação trouxe uma nova era de denominações: EQ para veículos totalmente elétricos, EQ Power para híbridos plug-in e EQ Boost para híbridos leves com sistema de 48 volts. Essa classificação, implementada em 2020, não deve perdurar por muito tempo, indicando que novas mudanças estão por vir.
Duas formas de nomear os carros
Uma das razões pelas quais a Mercedes decidiu adotar um novo esquema para nomear seus carros é que o uso da palavra EQ para elétricos (EQ Boost e EQ Power já caíram em desuso) causa alguma confusão. Vamos explicar.
Mercedes-Benz EQE 350
Mercedes EQE SUV
Um Classe E a diesel leva a letra "d" em seu nome. Um Classe E híbrido tem a letra "e" em seu nome. Um Classe E elétrico, por outro lado, é chamado de EQE, tem um visual diferente, mas é uma alternativa de emissão zero ao sedã convencional. Há uma outra limitação: EQE também significa SUV, o que não é o caso dos carros com combustão, que, em vez disso, têm abreviações diferentes para veículos maiores (GLA, GLB, GLC, GLE, GLS,...).
Da confusão à... confusão
Em resumo, a alta gerência em Stuttgart decidiu colocar as coisas em ordem. O próprio, CEO do grupo alemão, Ola Kallenius, disse que, no futuro, não haverá mais Classe S e EQS, mas dois Classe S, um a combustão e um elétrico. Os dois carros também serão muito mais parecidos na aparência. Essa reorganização da linha se estenderá aos outros modelos. Portanto, não haverá mais o Classe E e o EQE, mas apenas o Classe E com diferentes tipos de motorização.
SUV Mercedes EQS
A ideia é boa. No entanto, os dois Classe S, assim como os dois Classe E, embora semelhantes na aparência, não serão diferentes apenas em termos de layout do trem de força. Eles serão construídos em plataformas diferentes, com os modelos a combustão baseados na arquitetura MRA já em uso (em uma versão evoluída) e os modelos a bateria usando a MB-EA Large, que ainda não fez sua estreia. E os SUVs: eles seguirão o mesmo princípio, com o GLS, o GLE e os outros sendo chamados da mesma forma, tanto elétricos quanto os modelos a combustão.
No entanto, em muitos casos, esses serão modelos que, embora sejam iguais na aparência, serão diferentes na essência. Em suma, continuará havendo alguma confusão. Pelo menos, essa é a impressão.
Galeria: Mercedes-Benz EQS 2025
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil