Marca premium do grupo Geely, a Zeekr já acumula mais de 20 mil pedidos do seu SUV 7x. O modelo, lançado há cerca de um mês, é construído sobre a plataforma SEA de 800 volts compartilhada com muitos outros modelos do grupo, tem cerca de 4.823 mm, ou 76mm maior que seu maior rival, o Tesla Model Y, sendo praticamente uma versão SUV do sedã 007.
Desenhado por Stefan Sielaff, ex-designer da Bentley e da Audi, o modelo tem o que a marca chama de Hidden Energy, uma linguagem visual que utiliza uma barra de luzes personalizável (chamada Stargate) semelhante à do 007, integrada ao painel frontal diretamente acima dos faróis.
Zeekr 7x
Projetado com o mercado global em mente, o primeiro SUV elétrico de médio porte da marca tem além dos já mencionados 4.825 mm de comprimento, 1930 mm de largura e 2925 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2925 mm.
Por dentro, os compradores podem escolher entre esquemas de cores em roxo e branco, preto e cinza, ou preto puro para o interior. Os assentos são revestidos em couro Napa. De acordo com a Zeekr, os assentos têm quatorze funções, incluindo aquecimento, ventilação e seis configurações de massagem em nível de spa. Muito provável que nem todas as funções venham de fábrica nas versões de entrada.
Zeekr 7x - Interior
Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam de aquecimento e ventilação. O apoio de braço dobrável conta com um controle em tela de LED para essas funções. Além disso, os bancos traseiros têm ajuste de inclinação e um descanso para as pernas extensível. O porta-malas tem capacidade de 765 litros, que pode ser expandida para 1.978 litros com os bancos rebatidos.
O painel é dominado por uma tela flutuante de 16" para o sistema multimídia. Um painel de instrumentos de 13,5" está embutido no painel e há também um head-up display de realidade aumentada de 36". Na parte traseira dos assentos dianteiros, há telas OLED de 13" e resolução 2.5K para entretenimento dos passageiros traseiros. Um chip Qualcomm Snapdragon 8295 dá suporte para as funcionalidades do cockpit.
Zeekr 7X - botão de explosão vidro
Os sistemas ADAS do 7X usam uma combinação de LiDAR (feixes de laser de alta precisão para medir distâncias), câmeras de alta definição e radares de ondas milimétricas, e as informações coletadas são processadas por um par de módulos Nvidia Orin-X com funcionalidade de IA projetada especificamente para direção semiautônoma. Um chipset Qualcomm Snapdragon 8295, um dos mais potentes e avançados do setor, alimenta o sistema multimídia.
As versões de motor único utilizam um motor elétrico de 310 kW (421 cv) no eixo traseiro, enquanto as versões com tração integral adicionam um motor de 165 kW (224 cv) no eixo dianteiro. Já as versões com dois motores aceleram de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
O modelo é esperado no Brasil em breve, com o SUV compacto X e a shooting-brake 001 chegando ainda neste ano, enquanto o 7X está nos planos da marca para chegar em 2025 junto com o sedã 007 - a empresa promete dois lançamentos por ano até 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul