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Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica

Jeep decidiu: apenas as versões de emissão zero estarão disponíveis com tração nas quatro rodas

Jeep Compass elettrica (2025), il render di Motor1.com

O novo Jeep Compass terá tração integral apenas nas versões 100% elétricas. É uma novidade significativa, considerando que a marca sempre apostou nas quatro rodas motrizes como um valor fundamental do seu DNA, e o Compass é um modelo chave para a fabricante americana, especialmente por ser o mais vendido no mundo.

No entanto, é assim que será. Quem quiser um Jeep Compass com tração nas quatro rodas, a partir do próximo ano, ou seja, com a introdução da nova geração, só poderá obtê-la escolhendo a motorização de zero emissões.

Uma nova plataforma muito versátil

A terceira geração do Jeep Compass será apresentada em sua versão definitiva entre o final de 2024 e o início de 2025. O SUV médio será construído sobre uma nova plataforma, a STLA Medium, que a Stellantis também está utilizando para outros SUVs de marcas pertencentes ao grupo, como, por exemplo, os novos Peugeot 3008 e 5008.

Immagini ufficiali della Peugeot E-3008 2024

A plataforma, como se sabe, é totalmente multi-energia. Isso significa que permite a produção de modelos com motorização a combustão, híbrida e elétrica. Até aqui, nada de novo. No entanto, a marca informou que a tração integral, uma característica técnica fundamental para enfrentar com segurança percursos off-road, será oferecida apenas nas versões exclusivamente a bateria. Um sinal claro de que os tempos estão realmente mudando.

Máxima flexibilidade, mas apenas 2WD. Além disso, o CEO da Jeep, Antonio Filosa, em uma recente entrevista à Automotive News Europe, declarou que, com as novas plataformas da Stellantis, a Jeep pode explorar a máxima flexibilidade em termos de tração e powertrain, e que essa flexibilidade é essencial para garantir a solução mecânica ideal para os clientes de todas as partes do mundo.

Em uma mudança de trajetória, a Jeep também está confiante de que a propulsão híbrida plena (HEV) pode se tornar a mais vendida globalmente: terá números melhores tanto em relação ao elétrico e ao híbrido plug-in de um lado, quanto ao micro híbrido (MHEV) do outro. Então, por que não adicionar um segundo motor elétrico na parte traseira também nas versões com algum tipo de eletrificação parcial? No momento, é difícil encontrar uma resposta.

Galeria: Fotos - Jeep Compass elétrico (2025), renderização da Motor1.com