Os veículos a hidrogênio, ou FCEVs, deveriam ser o futuro, já que não têm emissões nocivas pelo escapamento e contam com um processo de reabastecimento tão fácil quanto abastecer um carro com motor convencional - pelo menos na teoria. Em vez disso, ter um carro movido a hidrogênio hoje é uma péssima experiência.
A infraestrutura de reabastecimento está desmoronando e os proprietários estão entrando com ações judiciais e solicitando a recompra de seus modelos. No entanto, a Toyota, que ainda está pressionando por uma adoção mais ampla de veículos movidos a hidrogênio como parte de sua chamada "abordagem multipathway", pode ter a solução para um problema que ela mesmo criou.
Em vez de esperar na fila para abastecer seu Toyota Mirai movido a hidrogênio, não seria bom se você pudesse trocar os tanques de hidrogênio em casa da mesma forma que trocaria as pilhas gastas de um controle remoto? Essa é exatamente a ideia por trás dos novos cartuchos de hidrogênio portáteis da Toyota.
Em teoria, eles poderiam alimentar qualquer coisa, desde fogões de acampamento até uma casa inteira, visto que o hidrogênio pode ser usado como combustível ou como fonte de energia para células de combustível, como as do Mirai da Toyota ou do Nexo da Hyundai. Os cartuchos são muito menores e mais leves do que os disponíveis atualmente nos modelos a hidrogênios de produção - mais ou menos do tamanho de uma grande mochila de acampamento - e a ideia é que você possa simplesmente trocá-los quando estiverem vazios, como os tanques de propano.
Toyota Mirai
A Toyota não informou a quantidade de hidrogênio que um cartucho pode armazenar, mas o rótulo das imagens geradas por computador indica 4,7 litros e uma pressão de 525 bar. A uma temperatura de 32 graus, isso equivale a um total de 161 gramas de hidrogênio. Um Toyota Mirai de segunda geração tem uma capacidade total de 5,65 quilogramas, portanto, seriam necessários nada menos que 35 cartuchos para obter a mesma quantidade de hidrogênio. Não é o ideal, mas é possível trabalhar mais para aprimorar a fórmula.
Ainda segundo a japonesa, os tanques portáteis foram projetados "para tornar o hidrogênio uma fonte de energia familiar e segura que pode ser usada em diversas situações cotidianas". A primeira aplicação que faz bom uso dessa ideia é um fogão movido a hidrogênio desenvolvido com a Rinnai Corporation, que estava em exibição durante o Japan Mobility Show Bizweek 2024, que ocorreu até a última sexta-feira.
Hyundai Nexo na Hydrogen Expo - Rio
Embora os tanques de hidrogênio reduzidos da Toyota ainda não sejam produzidos em massa, a empresa disse que está procurando startups e outros parceiros para desenvolver e vender os cartuchos semelhantes a baterias. Em outras palavras, pode demorar um pouco até vermos um carro movido a hidrogênio com cartuchos de combustível substituíveis nas ruas. Mas é possível sonhar, certo?
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