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China corre contra o tempo para ter fábricas "completas" no exterior

Em queda de braço com países ocidentais, chineses investem em fábricas com produção total para escapar de impostos

Navio da BYD

As fabricantes chinesas estão se movendo contra o tempo para dobrar sua capacidade de fabricação completa fora da China com o objetivo de evitar as tarifas punitivas de importação sobre veículos elétricos e atender à crescente demanda global por eletrificados, conforme relatado pela agência Bloomberg.

De acordo com o relatório, as montadoras chinesas planejam aumentar a capacidade de produção anual em plantas estrangeiras de 1,2 milhão de veículos em 2023 para mais de 2,7 milhões até 2026. Isso está acontecendo em resposta às super tarifas impostas principalmente por Estados Unidos, União Europeia e Turquia aos carros fabricados na China, medida que irá afetar até mesmo modelos de marcas tradicionais que sejam fabricados no país asiático.

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Motor1.com

Para isso, essas empresas estão investindo pesadamente em unidades de fabricação completa, que abrangem todas as principais etapas da produção automotiva: estamparia, soldagem, pintura e montagem final. Embora esse tipo de planta seja caro para construir, ele oferece uma capacidade de produção maior do que a montagem desmontável (CKD), onde as peças principais são fabricadas na China e depois enviadas para o exterior para montagem.

O mercado de veículos elétricos na China está começando a mostrar sinais de saturação, levando as marcas de elétricos chinesas a buscarem novos mercados internacionais. Diversas marcas, com apoio do governo chinês, já construíram fábricas de processo completo em pelo menos nove países.

Xpeng Motors - nova fábrica na China 2

Fábrica da Xpeng Motors

Empresas como BYD, Chery (apoiada pelo Estado), Changan, GAC e SAIC já anunciaram 10 novos projetos ou expansões de plantas no exterior, principalmente na Tailândia, Indonésia e Brasil, entre 2023 e agosto de 2024. Além disso, BYD e Geely (que possui a Volvo) estão impulsionando a expansão na Europa, com fábricas sendo construídas na Hungria e na Turquia, dando acesso à União Europeia. Países como Espanha, Itália e Polônia também estão buscando investimentos, enquanto Geely, Dongfeng e Xpeng estão explorando locais para futuras plantas na Europa.

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