Pelo terceiro mês consecutivo, os modelos elétricos e híbridos plug-in constituíram a maioria das vendas de carros na China. De acordo com dados da Associação de Carros de Passageiros da China, a participação de mercado dos eletrificados que vão na tomada aumentou para 53,3%.
Em detalhes, os BEVs e PHEVs vendidos no país chegaram a 1,123 milhão somente em setembro, um aumento de 50,9% em relação ao mesmo período de 2024.
O restante do mercado, no entanto, está crescendo mais lentamente. No mês passado, foram registrados 2,109 milhões de carros, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, esse foi o segundo mês consecutivo com um sinal positivo, após uma tendência de queda de cinco meses.
A Associação de Carros de Passageiros da China também aponta que a participação de 53,3% representa um aumento de 16,4% em relação aos 36,9% de setembro do ano passado. Entre os modelos com motores a combustão, praticamente só as marcas premium estão resistindo. De fato, para essas marcas, os BEVs e PHEVs representam 'apenas' 33,5%.
Nas categorias BEV e PHEV, ainda são os fabricantes chineses que estão fazendo o trabalho pesado. Em setembro, as marcas locais foram responsáveis por 73% do chamado mercado de 'NEV', um aumento de 1 ponto percentual em relação ao ano passado. Por outro lado, os NEVs vendidos por meio de joint ventures (envolvendo muitas marcas europeias) diminuíram, controlando agora apenas 3,4% do mercado, uma queda de 2,3 pontos percentuais em relação a setembro de 2023.
Desse ponto de vista, é provável que vários modelos fiquem aquém da competitividade dos concorrentes chineses, especialmente em termos de preço e posicionamento no mercado.
Por fim, resultados positivos para a Tesla, que registrou um ganho de 0,6%, alcançando uma participação de mercado de 6,4%.
Fonte: Carnewschina
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