Em um marco significativo na sua transição para elétricos, o Grupo GM vendeu oficialmente mais veículos elétricos e modelos híbridos plug-in (PHEV) na China do que carros movidos a gasolina pela primeira vez. Os modelos eletrificados foram responsáveis por 53% das vendas no terceiro trimestre, enquanto a empresa luta por uma posição no crescente mercado automotivo da China.
“Estamos criando um impulso tanto para o volume de vendas quanto para a participação de mercado na China”, disse Steve Hill, presidente da GM China, na última quinta-feira (9).
O grupo, que tem 10 joint ventures no mercado chinês, entregou mais de 426.000 veículos na China no terceiro trimestre, um aumento de 14% em relação ao segundo trimestre de 2024.
Chevrolet Equinox EV 2024
Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos chamados veículos de novas energias (NEVs), que incluem elétricos e híbridos plug-in. Com mais de 224.000 unidades entregues no terceiro trimestre, os modelos EV e híbridos da GM representaram 53% das vendas totais, superando pela primeira vez os veículos a gasolina.
As vendas desses modelos cresceram 60,7% em relação ao ano anterior e 14,3% em comparação com o segundo trimestre de 2024, marcando a maior taxa de crescimento sequencial desde o terceiro trimestre de 2022. No entanto, as vendas gerais caíram 21% em relação ao ano anterior, refletindo o declínio contínuo dos veículos a gasolina na China.
Baojun Yep, um dos muitos modelos gerados pelas join ventures do grupo
Wuling Hongguang Mini EV
A SAIC-GM-Wuling foi responsável por 77% das vendas totais da empresa na China. Seus elétricos compactos, incluindo o Wuling Hong Guang MINIEV e o Wuling Bin Guo EV, foram responsáveis por mais de 130.000 das vendas gerais do grupo. Enquanto isso, Chevrolet (8.000), Cadillac (21.000) e Buick (67.000) juntos foram responsáveis por menos de 100.000 unidades.
O grupo americano está entre a maioria das montadoras que lutam para se manter na China, o maior mercado de elétricos do mundo. Na última quinta-feira (9), a BMW cortou suas metas para o ano inteiro de 2024 após as vendas caírem em 30%. Muitas outras, incluindo Mercedes-Benz, Volkswagen, Honda, Toyota e mais, estão lutando para manter o ritmo.
BYD Dolphin Mini
Fabricantes chineses como a BYD estão dominando o mercado com elétricos super acessíveis, como o Dolphin Mini, que começa em menos de 69.800 yuans (R$ 55.081). O subcompacto da BYD foi o elétrico mais vendido na China em agosto, com quase 41.000 emplacamentos. No mês passado, a BYD vendeu mais 43.425 unidades. Quando vamos para as vendas da marca como um todo, a BYD vendeu mais de 400.000 eletrificados somente no mês passado, com o mês de setembro sendo seu quarto mês consecutivo de recorde de vendas.
Fonte: Bloomberg, GM China
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