A nova fabricante chinesa NIO lançou recentemente o Onvo L60, o primeiro modelo de sua nova marca de veículos elétricos acessíveis, voltada para o mercado chinês. Mas segundo relatado, a empresa tem planos para acelerar o lançamento de novos modelos com maior apelo de preço para encarar rivais como a Tesla.
Com preço inicial de aproximadamente US$ 21 mil (149.900 yuan) na versão com assinatura de bateria, o L60 oferece uma alternativa mais econômica em relação a concorrentes de alto desempenho, como o Tesla Model Y, que parte de cerca de US$ 35 mil (249.900 yuan). Na versão que inclui a bateria, o preço inicial do Onvo L60 sobe para cerca de US$ 29 mil (206.900 yuan), reforçando a competitividade da linha no segmento de SUVs elétricos.
Com dimensões de 4.828 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.616 mm de altura, o Onvo L60 é um concorrente direto do Tesla Model Y, com um entre-eixos maior, de 2.950 mm, oferecendo mais espaço interno para os ocupantes. As opções de bateria incluem capacidades de 60 kWh, 85 kWh e até uma versão superior de 150 kWh, com autonomia superior a 1.000 km no ciclo CLTC, dependendo do modelo escolhido.
O desempenho de vendas inicial do L60 foi promissor: em apenas três dias, 832 unidades foram entregues, e o modelo ajudou a NIO a ultrapassar a marca de 20 mil veículos vendidos em um único mês, pelo quinto mês consecutivo. O CEO da NIO, William Li, destacou que o sucesso do L60 é apenas o começo, pois a marca Onvo planeja lançar um novo SUV elétrico de médio a grande porte no primeiro trimestre de 2025, com previsão de entregas para maio. O novo modelo, que oferecerá versões de seis e sete lugares, deve chegar ao mercado com preço inicial de cerca de US$ 42 mil (300.000 yuan).
Segundo fontes locais, a NIO planeja manter a faixa de preço dos futuros lançamentos da marca Onvo entre US$ 20 mil e US$ 31 mil (R$ 120.000 a R$ 177.000), posicionando-os como opções de custo-benefício competitivo no mercado chinês de elétricos. Além do SUV de médio porte, também está previsto o lançamento de um sedã sob a marca Onvo, planejado para o segundo semestre de 2025.
Durante uma recente conferência de resultados, Li mencionou que a NIO pretende alcançar uma taxa mensal de 20 mil unidades para o modelo Onvo L60 ao longo de 2025. Com isso, a empresa busca ampliar sua participação no segmento de veículos elétricos acessíveis, tornando a Onvo uma peça central na estratégia de expansão da NIO na China e em mercados emergentes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
A revolução da bateria finalmente chegou
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
NIO: SUV elétrico mais acessível da marca faz estreia oficial - veja fotos