Pensamos nas baterias como o coração do carro elétrico. Como se cuida de um coração artificial em chamas? Simples: usando inteligência (também ela) artificial. Metáforas à parte, várias empresas estão investindo em IA para resolver problemas de desenvolvimento e outros defeitos que podem ser responsáveis por incêndios nas baterias, ou simplesmente para melhorar o desempenho.
Como o fabricante chinês Nio, por exemplo, que recentemente assinou uma parceria com a britânica Monolith para analisar em tempo real a recarga automatizada das baterias nas estações de troca, com o objetivo de melhorar o 'abastecimento' de elétrons e aumentar a energia armazenada. Mas o fabricante asiático não está sozinho.
Acompanhando estão empresas como a californiana PDF Solutions, que ensina a estrutura das células ao seu modelo de inteligência artificial: assim, o software encontra e sinaliza imediatamente todas as anomalias que encontra.
"Se a nossa solução conhece o interior das baterias e nos diz: 'Ei, isso não é o que eu deveria estar vendo’, então o mesmo sistema pode ser aplicado a diferentes linhas de produção e conseguimos escalabilidade industrial."
Uma estação de troca de baterias da Nio
Também da Califórnia vem a start-up UnitX, que usa tecnologia 3D para detectar qualquer anomalia em altíssima velocidade: estamos falando de uma varredura a cada 3,5 segundos, em comparação com cinco minutos para o olho humano. A empresa pode, então, treinar novamente os inspetores ao vivo para usar a IA.
De acordo com a Monolith mencionada anteriormente, a inteligência artificial poderia reduzir pela metade o tempo de teste da bateria. Para os motoristas, os benefícios vão desde o carregamento otimizado até um aumento de 10 a 20% na vida útil da bateria. Mas tenha cuidado, pois a IA "não é uma panaceia e não é mágica; ela é apenas muito boa em prever coisas": palavras de Keven Wang, CEO da UnitX.
Fonte: ANE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil