A Hyundai divulgou as primeiras imagens do Ioniq 9, o mais recente SUV da linha de veículos elétricos Ioniq. Este modelo com três fileiras de assentos também é baseado na linguagem de design "Aerosthetic", que integra eficiência aerodinâmica com um estilo visual característico, com foco no espaço interno.
De acordo com o comunicado oficial, o nome Ioniq 9 representa a entrada da Hyundai na categoria de SUVs elétricos de grande porte, ampliando o portfólio de eletrificação da marca coreana. Desenvolvido com a plataforma modular elétrica E-GMP, o futuro integrante da família segue os mesmos preceitos vistos nos modelos Ioniq 5 e Ioniq 6.
Com temática inspirada nos interiores amplos das embarcações, o design do Ioniq 9 exibe um teto curvo e uma distância entre eixos alongada, focando em amplo espaço para os passageiros, inclusive os da terceira fila. Elementos de design, como linhas que remetem à vestimenta tradicional coreana (Hanbok), os faróis com "Parametric Pixels" e rodas multirraiadas completam o pacote visual.
Vale lembrar que a Hyundai alterou o nome do seu próximo SUV elétrico topo de linha, de Ioniq 7 para Ioniq 9, revelando essa mudança junto com as primeiras imagens do modelo. As imagens mostram um perfil lateral que lembra o conceito Hyundai Seven, apresentado em 2021, embora o Ioniq 9 de produção tenha portas convencionais e provavelmente não contará com o enorme vidro traseiro do conceito. Além disso, o Ioniq 9 terá colunas B e C convencionais, indicando que as janelas sem moldura do conceito Seven também não farão parte da versão final.
Hyundai Seven Concept
Comparado ao conceito, o modelo de produção apresenta laterais menos largas e um visual mais plano, especialmente ao redor da roda traseira. Essa transição do conceito para o modelo final é semelhante à transformação do Kia Concept EV9 em seu SUV EV9 de produção, que também perdeu as laterais robustas em favor de um design mais suavizado.
A Hyundai ainda não divulgou quais baterias serão usadas no Ioniq 9, mas o "primo" Kia EV9 (que será lançado no Brasil até o fim do ano), que compartilha a mesma plataforma e tem dimensões similares, oferece versões com baterias de 76,1 kWh e 99,8 kWh. A versão de maior autonomia do EV9, com uma bateria de 99,8 kWh e um único motor traseiro, alcança até 304 milhas (aproximadamente 490 km) segundo a EPA, e espera-se que o Ioniq 9 ofereça uma autonomia similar de cerca de 300 milhas (aproximadamente 480 km).
Estas primeiras imagens teaser ainda não revelam o novo SUV elétrico por completo, algo que só saberemos após a estreia mundial, prevista para novembro.De qualquer forma, o Ioniq 9 representa mais um passo na estratégia de eletrificação da Hyundai, que projeta atingir 2 milhões de vendas de veículos elétricos por ano até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hyundai e Kia trabalham em nova bateria econômica de alto desempenho