A Hyundai divulgou as primeiras imagens do Ioniq 9, o mais recente SUV da linha de veículos elétricos Ioniq. Este modelo com três fileiras de assentos também é baseado na linguagem de design "Aerosthetic", que integra eficiência aerodinâmica com um estilo visual característico, com foco no espaço interno.
De acordo com o comunicado oficial, o nome Ioniq 9 representa a entrada da Hyundai na categoria de SUVs elétricos de grande porte, ampliando o portfólio de eletrificação da marca coreana. Desenvolvido com a plataforma modular elétrica E-GMP, o futuro integrante da família segue os mesmos preceitos vistos nos modelos Ioniq 5 e Ioniq 6.
Com temática inspirada nos interiores amplos das embarcações, o design do Ioniq 9 exibe um teto curvo e uma distância entre eixos alongada, focando em amplo espaço para os passageiros, inclusive os da terceira fila. Elementos de design, como linhas que remetem à vestimenta tradicional coreana (Hanbok), os faróis com "Parametric Pixels" e rodas multirraiadas completam o pacote visual.
Vale lembrar que a Hyundai alterou o nome do seu próximo SUV elétrico topo de linha, de Ioniq 7 para Ioniq 9, revelando essa mudança junto com as primeiras imagens do modelo. As imagens mostram um perfil lateral que lembra o conceito Hyundai Seven, apresentado em 2021, embora o Ioniq 9 de produção tenha portas convencionais e provavelmente não contará com o enorme vidro traseiro do conceito. Além disso, o Ioniq 9 terá colunas B e C convencionais, indicando que as janelas sem moldura do conceito Seven também não farão parte da versão final.
Hyundai Seven Concept
Comparado ao conceito, o modelo de produção apresenta laterais menos largas e um visual mais plano, especialmente ao redor da roda traseira. Essa transição do conceito para o modelo final é semelhante à transformação do Kia Concept EV9 em seu SUV EV9 de produção, que também perdeu as laterais robustas em favor de um design mais suavizado.
A Hyundai ainda não divulgou quais baterias serão usadas no Ioniq 9, mas o "primo" Kia EV9 (que será lançado no Brasil até o fim do ano), que compartilha a mesma plataforma e tem dimensões similares, oferece versões com baterias de 76,1 kWh e 99,8 kWh. A versão de maior autonomia do EV9, com uma bateria de 99,8 kWh e um único motor traseiro, alcança até 304 milhas (aproximadamente 490 km) segundo a EPA, e espera-se que o Ioniq 9 ofereça uma autonomia similar de cerca de 300 milhas (aproximadamente 480 km).
Estas primeiras imagens teaser ainda não revelam o novo SUV elétrico por completo, algo que só saberemos após a estreia mundial, prevista para novembro.De qualquer forma, o Ioniq 9 representa mais um passo na estratégia de eletrificação da Hyundai, que projeta atingir 2 milhões de vendas de veículos elétricos por ano até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
China recomenda que montadoras evitem investir em países com super tarifas
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Hyundai e Kia trabalham em nova bateria econômica de alto desempenho
Nissan lançará novo subcompacto elétrico derivado do Renault Twingo
Lista: 5 SUVs elétricos pelo mesmo preço do Hyundai Ioniq 5