Nissan lançará novo subcompacto elétrico derivado do Renault Twingo
Planejado em parceria com a VW, o subcompacto da Renault também será desenvolvido com a marca japonesa
A montadora japonesa Nissan está desenvolvendo um novo carro elétrico urbano em parceria com a Ampere, divisão de carros elétricos e software do Grupo Renault. O modelo, que será baseado no próximo Twingo elétrico, marca o retorno da Nissan ao segmento de subcompactos mais de uma década após o fim da produção do Pixo, que compartilhava plataforma com o Suzuki Alto, e que foi vendido entre 2009 e 2013.
Makoto Uchida, CEO da Nissan, confirmou o projeto e destacou os benefícios da colaboração com a Ampere, divisão do grupo Renault dedicada a veículos elétricos, incluindo reduzidos custos de desenvolvimento e prazos competitivos.
Renault Twingo E-Tech Electric
"Através dessa associação, pretendemos otimizar nossa cobertura do mercado europeu. Com a Ampere, nos propusemos um prazo de desenvolvimento muito breve, o que significa que podemos entregar esse novo veículo no melhor momento para o mercado."
O novo carro elétrico da Nissan deve ser produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia, e será lançado após o Micra (conhecido no Brasil como March) de sexta geração, que chegará ao mercado em 2025 como um modelo exclusivamente elétrico e irmão do Renault 5.
Detalhes técnicos do novo modelo ainda são desconhecidos, mas provavelmente seguirão de perto os do Twingo. A meta da Renault é manter os preços do novo Twingo abaixo dos 20.000 euros (R$ 125.500), e o consumo estimado é de 10 kWh/100 km, com autonomia de cerca de 250 km no ciclo WLTP.
Galeria: Renault Twingo E-Tech Electric
"Nosso objetivo é criar um automóvel inteligente para os condutores do amanhã que seja bom para os clientes, para nós e para a Ampere. Esse automóvel oferecerá comodidade e funcionalidade, mas em um tamanho pequeno e a um preço atrativo e acessível."
Com essa nova opção, a Nissan busca expandir sua presença no mercado europeu de carros elétricos econômicos, capitalizando a experiência e tecnologia da Ampere. Ainda não está claro quais serão as ambições internacionais do pequeno carro elétrico.
Fonte: forococheselectricos.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Juniper: Tudo sobre a aguardada atualização do Model Y em 2025
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Veja quais são as novidades elétricas da Nissan para 2025
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico