Nissan lançará novo subcompacto elétrico derivado do Renault Twingo
Planejado em parceria com a VW, o subcompacto da Renault também será desenvolvido com a marca japonesa
A montadora japonesa Nissan está desenvolvendo um novo carro elétrico urbano em parceria com a Ampere, divisão de carros elétricos e software do Grupo Renault. O modelo, que será baseado no próximo Twingo elétrico, marca o retorno da Nissan ao segmento de subcompactos mais de uma década após o fim da produção do Pixo, que compartilhava plataforma com o Suzuki Alto, e que foi vendido entre 2009 e 2013.
Makoto Uchida, CEO da Nissan, confirmou o projeto e destacou os benefícios da colaboração com a Ampere, divisão do grupo Renault dedicada a veículos elétricos, incluindo reduzidos custos de desenvolvimento e prazos competitivos.
Renault Twingo E-Tech Electric
"Através dessa associação, pretendemos otimizar nossa cobertura do mercado europeu. Com a Ampere, nos propusemos um prazo de desenvolvimento muito breve, o que significa que podemos entregar esse novo veículo no melhor momento para o mercado."
O novo carro elétrico da Nissan deve ser produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia, e será lançado após o Micra (conhecido no Brasil como March) de sexta geração, que chegará ao mercado em 2025 como um modelo exclusivamente elétrico e irmão do Renault 5.
Detalhes técnicos do novo modelo ainda são desconhecidos, mas provavelmente seguirão de perto os do Twingo. A meta da Renault é manter os preços do novo Twingo abaixo dos 20.000 euros (R$ 125.500), e o consumo estimado é de 10 kWh/100 km, com autonomia de cerca de 250 km no ciclo WLTP.
Galeria: Renault Twingo E-Tech Electric
"Nosso objetivo é criar um automóvel inteligente para os condutores do amanhã que seja bom para os clientes, para nós e para a Ampere. Esse automóvel oferecerá comodidade e funcionalidade, mas em um tamanho pequeno e a um preço atrativo e acessível."
Com essa nova opção, a Nissan busca expandir sua presença no mercado europeu de carros elétricos econômicos, capitalizando a experiência e tecnologia da Ampere. Ainda não está claro quais serão as ambições internacionais do pequeno carro elétrico.
Fonte: forococheselectricos.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Veja quais são as novidades elétricas da Nissan para 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
GM ainda quer Cadillac no Brasil com inédito SUV elétrico de luxo