A Kia está completando 80 anos em 2024, e a montadora está celebrando essa data especial com a modernização de um modelo de seu passado. Sua divisão no Reino Unido preparou um presente curioso ao resgatar um Pride LX 1993 de sua coleção histórica, removendo o motor a gasolina de 1,3 litro e instalando uma bateria e dois motores elétricos, preservando a transmissão manual original de cinco marchas do hatchback.
O Pride era o modelo compacto da Kia nos anos 90, com dimensões semelhantes às do Picanto. Ele utilizava a plataforma do Mazda 121 e era uma das versões derivadas do Ford Festiva, que, por sua vez, era a opção americana do Fiesta daquela época.
O pequeno elétrico está equipado com duas baterias de 10 quilowatts-hora. Uma delas fica localizada sob o capô, enquanto a outra foi posicionada sob o compartimento de carga traseiro, adicionando cerca de 20 kg e melhorando a distribuição de peso. O único motor elétrico aciona as rodas dianteiras por meio da caixa de câmbio de cinco marchas, que foi reformulada pela Electrogenic com uma nova embreagem de alto desempenho para suportar o aumento de potência.
O Pride eletrificado tem três modos: Eco, Sport e Auto. O Eco maximiza a autonomia, oferecendo até 193 km. A Kia o projetou para imitar as características de direção do Pride original movido a gasolina, limitando a potência a 60 cavalos e 12,02 kgfm de torque. Ele pode atingir 100 km por hora em um tempo estimado de 11,8 segundos.
O Sport libera toda a potência do Pride, gerando 109 cv. Isso representa 77,7% mais potência do que o motor de 1,3 litro e quatro cilindros do Pride, que produzia apenas 60 cv. A motorização elétrica ajuda o pequeno hatch a atingir 100 km em um tempo estimado de 8,0 segundos.
O motorista aciona o Auto mudando a caixa de câmbio para a terceira posição e alternando o seletor de modo de condução. Isso transforma o Pride em um veículo elétrico mais convencional, com uma resposta de frenagem regenerativa mais forte. O modo limita a potência a 75% do total, além de limitar a velocidade máxima devido à relação da caixa de câmbio e aos limites de rpm do motor.
A Kia mudou a cor externa do Kingfisher Blue original para White Pearl, uma cor apresentada no Kia EV3, EV6 e em outros elétricos. Os faróis e as lanternas traseiras também foram atualizados. No interior, o Pride mantém seu painel de instrumentos, com a Electrogenic modificando o medidor de combustível para um medidor de carga da bateria. Ele tem um interior cinza de época que a Kia modernizou com detalhes em verde-limão nos assentos e tapetes, uma cor usada no Kia EV6 GT de alto desempenho.
A Kia do Reino Unido planeja verificar as métricas de desempenho do Pride elétrico, portanto, em breve saberemos o quanto a versão eletrificada ficou melhor em relação ao original de 30 anos.
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Kia: nova geração de vans elétricas futuristas são apresentadas ao vivo