O BYD Yuan Pro é uma das principais das apostas da fabricante chinesa para conquistar o público brasileiro, sobretudo em um dos segmentos mais disputados, o de SUVs compactos. Com um preço inicial de R$ 182.800, o SUV chega ao mercado como uma alternativa interessante, mirando diretamente nos concorrentes compactos com motorização flex, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Sua proposta busca equilibrar preço, desempenho e praticidade, armas essenciais para atrair tanto os já familiarizados com veículos elétricos quanto novos consumidores. Só que justamente nesta faixa onde há bons oponentes a combustão, alguns de seus pontos devem ser bastante observados por um consumidor que está com esta dúvida.
O Yuan Pro é construído sobre a e-Platform 3.0, arquitetura moderna que sustenta a maioria dos veículos elétricos da BYD. O design externo segue a linguagem Dragon Face, adotando um visual mais clássico e conservador quando comparado à linha Ocean, que explora temas mais ousados e inspirados em elementos marinhos.
Externamente, o SUV é marcado por para-choques robustos, faróis de LED estreitos, maçanetas embutidas e spoiler de teto, elementos que conferem um ar moderno e dinâmico. Com 4.310 mm de comprimento, o Yuan Pro é ligeiramente maior que o Dolphin, mas mantém proporções compactas que favorecem a mobilidade urbana. O modelo brasileiro conta com rodas de 17 polegadas e pneus 215/55 R17, ajustados para o mercado local.
No interior, o SUV exibe uma abordagem minimalista e funcional. A tela central de 12,8 polegadas, rotacionável, é um dos argumentos de venda da BYD, complementada por um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas que tem layout simples, mas oferece boa leitura das principais informações para quem dirige um carro elétrico. O acabamento surpreende pela qualidade dos materiais, com uso de revestimentos em couro perfurado nos bancos e um painel de toque suave, que evita a sensação de "carro básico". Ponto positivo.
A habitabilidade também merece elogios. Há espaço suficiente para dois adultos e uma criança no banco traseiro, enquanto os passageiros da frente se acomodam bem e têm bom apoio lateral nos bancos. No entanto, o porta-malas é uma limitação evidente, com apenas 265 litros de capacidade, em grande parte comprometida pelo estepe de tamanho completo, não temporário.
A lista de equipamentos do Yuan Pro inclui chave presencial, carregador sem fio, sistema de câmeras 360°, volante multifuncional e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto que funciona bem. Embora bem equipado para um modelo de entrada, o SUV deixa de lado os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e monitor de ponto cego, que estão disponíveis, por exemplo, no primo Dolphin Plus.
Em termos de segurança, o Yuan Pro oferece seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Para boa parte do público, a lista é suficiente, mas não custa lembrar que as versões mais caras dos SUVs compactos tradicionais já trazem um pacote mais completo de assistências ao motorista, inclusive custando até menos que o Yuan Pro.
Equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente no eixo dianteiro, o Yuan Pro entrega 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque, números que, por si só, indicam um desempenho interessante para a categoria, como veremos adiante.
Ao volante, o SUV se destaca pelo conforto. A suspensão, do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, foi ajustada para suavizar as irregularidades, garantindo uma condução bem agradável sem comprometer a estabilidade. A construção Cell-To-Body, que integra a bateria ao chassi, contribui para um centro de gravidade mais baixo e melhora o comportamento dinâmico do veículo.
Outro ponto positivo é a direção elétrica, leve e precisa, que facilita manobras em espaços reduzidos. Além disso, ela tem uma boa resposta, sendo também mais comunicativa do que nos outros carros elétricos de entrada da BYD, confirmando o projeto mais moderno do SUV compacto.
Se boa parte do público já considera os 95 cv e 18,3 kgfm de torque do Dolphin GS suficientes no uso urbano, o que é uma verdade, o Yuan Pro vai um pouco além com desempenho interessante, mas que não chega a instigar. Acelera, retoma bem e tem comportamento previsível, graças à boa dinâmica, como já mencionamos. Em nossos testes o SUV elétrico acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos, destoando um pouco do número oficial de 7,9 segundos.
A presença de dois modos de regeneração de energia (Normal e High) permite ao motorista ajustar o nível de retenção ao desacelerar. Mas aqui, no modo High a regeneração é bastante eficaz, reduzindo significativamente a necessidade de uso do freio convencional, algo que ainda não tinha visto nos demais elétricos compactos da marca.
O Yuan Pro é equipado com uma bateria Blade LFP de 45,1 kWh, reconhecida por sua durabilidade e segurança. A autonomia oficial, segundo o padrão Inmetro, é de 250 km com uma carga, mas durante o teste o número real ficou muito acima desse valor, desviando até da média padrão observada em nossas avaliações.
Na cidade, o Yuan Pro conseguir aproveitar bem a energia e teve consumo médio de 8 km/kWh, que é um bom número para um veículo elétrico desse porte. Em termos práticos, esse consumo permite um alcance de 360 km com uma carga, ou seja, 110 km a mais que os dados de homologação.
Se a autonomia na cidade é destaque para uma bateria desse tamanho, na estrada o comportamento é diferente. Em mais de uma ocasião, quando encarou a rodovia, o Yuan Pro "bebeu" bastante, se é que podemos dizer assim. O consumo de energia aumentou de forma desproporcional em relação ao uso urbano, destoando até mesmo da linha Dolphin, que utiliza a mesma bateria e tem um aproveitamento melhor na estrada, sendo um ponto negativo do SUV elétrico compacto.
Outro ponto de atenção é a recarga, que pode ser feita em corrente alternada (AC) com potência de até 6,6 kW, muito pouco para um veículo elétrico com plataforma dedicada e projeto moderno - o ideal seria ao menos 11 kW. Em corrente contínua (DC), no entanto, a potência é de 60 kW. Embora não seja um dos sistemas mais rápidos do mercado, é suficiente para a proposta. Com um carregador rápido DC, é possível recarregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 28 minutos, enquanto um carregador AC exige aproximadamente 4 horas para o mesmo intervalo.
Ao considerar os modelos elétricos da BYD na mesma faixa de preço, o Dolphin Plus aparece como um concorrente direto do Yuan Pro. Com 204 cv de potência, bateria de 60,5 kWh e autonomia de até 400 km em uso urbano, o Dolphin Plus oferece desempenho superior, mais equipamentos e maior capacidade de recarga (11 kW em AC e 80 kW em DC). No entanto, o Yuan Pro se destaca pelo espaço interno ligeiramente maior e altura de rodagem mais elevada, características vantajosas para quem busca um SUV compacto com perfil urbano.
Como dissemos no início, o Yuan Pro também pode atrair consumidores que hoje utilizam SUVs compactos com motorização flex. Modelos como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks apresentam preços próximos, mas não oferecem os benefícios de um veículo elétrico, como menor custo de manutenção e eficiência energética em uso urbano. Assim, o BYD Yuan Pro se propõe como uma opção mais acessível no mercado de SUVs elétricos, combinando boa autonomia na cidade, desempenho honesto e uma construção sólida.
Seu preço competitivo e proposta urbana o tornam atrativo para quem busca um modelo prático e eficiente para o dia a dia. Apesar de algumas limitações, como porta-malas pequeno, alto consumo em estrada e a ausência de tecnologias avançadas de assistência, o Yuan Pro representa um avanço para a marca, abrindo caminho para a eletrificação em um dos segmentos mais disputados. Para quem prioriza eficiência e custo-benefício, ele até pode ser uma escolha, mas é inegável que os clientes ficarão tentados a olhar para outras opções mais equipadas, e dentro da própria BYD. Dolphin Plus que o diga...
BYD Yuan Pro EV
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia