E surgem mais novidades sobre a Leapmotor. A chinesa parceria da Stellantis está redefinindo suas estratégias de produção de veículos elétricos na Europa. De acordo com fontes da Reuters, o plano inicial de fabricar um novo modelo elétrico na planta da Stellantis em Tychy, Polônia, foi descartado. A mudança ocorreu após o governo polonês apoiar a imposição de tarifas adicionais sobre carros elétricos importados da China, medida que levou fabricantes chineses a revisarem seus planos de investimento no país.
Agora, a Leapmotor está considerando transferir a produção para outros locais na Europa, favorecendo países que foram contra os novos impostos, como Alemanha e Eslováquia. Entre as possíveis fábricas estão a unidade de Stellantis em Eisenach, Alemanha, que atualmente produz modelos da Opel, e a planta em Trnava, Eslováquia. Esses locais oferecem uma infraestrutura robusta e estão melhor posicionados para receber novos investimentos.
A decisão faz parte de uma reorganização mais ampla, impulsionada por uma recomendação do Ministério de Comércio da China em outubro de 2024. Fabricantes chineses foram orientados a suspender grandes investimentos nos países da União Europeia que apoiaram a proposta de tarifas, incluindo França, Itália e Polônia. Por outro lado, países que votaram contra, como Alemanha, Eslováquia, Eslovênia e Hungria, passaram a ser considerados destinos preferenciais para novas fábricas e projetos.
Leapmotor B10 - Salão de Paris
A Leapmotor planeja lançar no mercado europeu modelos como o B10, um SUV elétrico compacto voltado para o segmento C, que competirá com rivais como o BYD Atto 3 (Yuan Plus), Kia EV3 e Renault Scénic. Este novo SUV deve ter um preço inicial abaixo de 30 mil euros (R$ 184.000), tornando-o uma opção atraente para consumidores que buscam custo-benefício. Além disso, a marca já prepara a chegada do C16, um SUV do segmento F, com motorizações que incluem versões totalmente elétricas (BEV) e com extensor de autonomia (EREV).
Leapmotor T03
Até 2025, a Leapmotor pretende oferecer quatro modelos na Europa: T03, B10, C10 e C16. A produção local ajudará a evitar as tarifas impostas e tornará os veículos mais competitivos no mercado europeu, fortalecendo a presença da marca na região.
Enquanto isso, a chegada da Leapmotor ao Brasil representa um passo importante para a Stellantis, que busca aumentar sua oferta de veículos elétricos na América do Sul. A expertise da Leapmotor no desenvolvimento de veículos elétricos, aliada à vasta experiência da Stellantis no mercado automotivo da região, promete criar uma alternativa competitiva às gigantes chinesas já estabelecidas, como BYD e GWM.
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