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"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk

CATL é a maior fabricante de baterias do mundo. Seu presidente, Robin Zeng, discorda de Musk em vários pontos

Elon Musk e uma bateria feita com 4680 células cilíndricas
Foto de: InsideEVs
  • A CATL é a maior fabricante de baterias do mundo.
  • Seu fundador e CEO, Robin Zeng, criticou o CEO da Tesla, Elon Musk, pela aposta nas células cilíndricas do tipo 4680.
  • A CATL fornece baterias para a Gigafactory da Tesla em Xangai e é especializada em baterias LFP (lítio-ferro-fosfato).

A Tesla fez uma grande aposta em 2020, ao anunciar o desenvolvimento de um novo formato de célula de bateria. A célula 4680, como é conhecida, alimenta o Cybertruck e, no passado, foi usada em uma quantidade limitada de unidades do Tesla Model Y.

A célula cilíndrica foi anunciada como sendo mais densa em energia do que os modelos 2170 e 1865, presentes nos veículos Model Y, Model 3, Model S e Model X, respectivamente. Além disso, a 4680 deveria ser mais barata de fabricar e mais fácil de montar.

Recentemente, a Tesla anunciou a produção de sua célula de número 100 milhões do tipo 4680. Esse é um grande marco e indica que a empresa conseguiu aumentar significativamente a produção da célula proprietária, atingindo uma taxa média de fabricação de 495.000 células por dia. Isso é suficiente para abastecer 368 unidades do Cybertruck.

CATL battery cells
Foto de: CATL

Células de bateria da CATL 

Tesla 4680 Cell
Foto de: Tesla

Célula Tesla 4680

No entanto, a maior fabricante de baterias do mundo, a Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), acredita que seguir o caminho das células cilíndricas é um erro. O fundador e líder da CATL, Robin Zeng, disse isso diretamente a Elon Musk. A reação foi o silêncio.

Zeng, em entrevista à Reuters, revelou que disse ao CEO da Tesla que a aposta na bateria cilíndrica 4680 “vai fracassar e nunca terá sucesso”.

"Tivemos um grande debate, e eu mostrei a ele," disse Zeng. "Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. Isso envolve eletroquímica. Ele é bom com chips, software, hardware e questões mecânicas."

Promete demais

Mas não parou por aí. Zeng também fez comentários sobre a tendência de Musk de prometer prazos irrealistas para novos produtos. "O problema dele é prometer demais. Eu conversei com ele," disse Zeng. "Às vezes, algo precisa de cinco anos, mas ele diz que levará dois anos. Eu perguntei a ele o motivo, e ele me disse que queria pressionar as pessoas."

Musk vem prometendo há cerca de uma década que os veículos da Tesla serão capazes de dirigir sozinhos. Essa promessa culminou com o anúncio do Cybercab, um robô-táxi que, supostamente, será lançado em 2026 sem volante ou pedais.

"Provavelmente ele mesmo acredita que precisa de cinco anos, mas se você acreditar quando ele diz dois anos, estará em grandes apuros," disse Zeng à Reuters. "A direção está correta."

Robotaxi Tesla Cybercab
Foto de: Tesla

Robotaxi Tesla Cybercab

Zeng se reuniu com Musk em Pequim, em abril, e, segundo a Reuters, os dois costumam discutir uma variedade de assuntos. Para contextualizar, a CATL é uma fornecedora importante da fábrica da Tesla em Xangai, que monta os veículos Model 3 e Model Y para mercados locais e internacionais. A Tesla também licenciou a tecnologia da CATL para sua futura fábrica de baterias em Nevada, que deve começar a operar no próximo ano.

A célula cilíndrica 4680 da Tesla utiliza uma química de íons de lítio com cátodo de níquel-cobalto-manganês (NCM). Enquanto isso, a CATL é especializada na fabricação de células prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP). Recentemente, a gigante chinesa lançou uma bateria de sódio-íon de uso comercial, que é ainda mais barata de produzir do que as células LFP.