Da Tesla a CATL, da guerra dos preços de carros elétricos à guerra dos custos de bateria. E a bola da vez é o gigante chinês de baterias, que está pressionando seus concorrentes domésticos, incapazes de responder a uma participação de mercado global de 37%.

De fato, nas últimas semanas, o gigante oriental vem oferecendo descontos em produtos a um pequeno número de clientes. Quais deles? De acordo com informações coletadas pela Reuters, eles seriam Nio e Zeekr. Nenhum outro nome é conhecido, mas uma coisa parece certa: a mudança da empresa está fazendo muito barulho na China e poderia também ter consequências no mundo ocidental. 

CATL-2

Mérito do lítio

Antes de analisar os efeitos da estratégia da CATL, entretanto, é necessário dar um passo atrás e responder à pergunta: por que esta tática? Aparentemente, os cortes são o resultado da queda dos preços do lítio, que dispararam no ano passado, mas agora estão de volta a níveis economicamente mais sustentáveis. A queda, por sua vez, dependeria da queda na demanda de carros elétricos, devido ao desaparecimento dos incentivos na China.

O gigante chinês pode, assim, tornar-se forte e impor condições muito rigorosas àqueles que aceitam as ofertas: fala-se em vincular uma grande parte dos suprimentos de matérias-primas aos suprimentos da CATL. Em alguns casos, chega a 80%. Alguns fabricantes estão tentando renegociar contratos, mas a margem de manobra é bastante pequena.

Baterias de íons de sódio da CATL

E no Ocidente

Enquanto isso, a concorrência do gigante chinês tenta fazer seus contramovimentos. Como a Svolt, que tem um acordo para garantir as baterias à Li Auto para o SUV L7. Ou Sunwooda, nas relações com a Xpeng. Por sua vez, a Nio planeja uma giga-fábrica de acumuladores capaz de alimentar 400.000 veículos elétricos por ano.

Em todo caso, ninguém confirma os rumores ainda. Quando questionados pela Reuters, nem a CATL nem os fabricantes envolvidos no negócio comentam os rumores. Mas os analistas têm certeza: "Eu acho que é uma guerra de preços". Diz Caspar Rawles, diretor de dados da Benchmark Mineral Intelligence.

E o que aconteceria se a empresa também oferecesse descontos a clientes ocidentais como a BMW, Ford, Tesla e Volkswagen? O conflito também se deslocaria para o nosso lado e os custos dos veículos elétricos seriam reduzidos?