Muitos dos novos veículos elétricos no mercado atual possuem um sistema de carregamento chamado V2L (Vehicle-to-Load). Ele é capaz não apenas de carregar as baterias do veículo, mas também de fornecer energia para outros dispositivos e até mesmo para residências. Isso significa que você pode exportar a energia da bateria de alta tensão, que normalmente alimenta os motores, para usar em ferramentas ou eletrodomésticos.
Todos os veículos elétricos baseados na plataforma Ultium da General Motors possuem o recurso V2L, assim como os modelos da Hyundai, Kia e Ford. A polêmica picape Tesla Cybertruck também faz parte desse grupo. É uma funcionalidade muito útil, especialmente em casos de queda de energia, quando sua geladeira fica sem eletricidade por dias ou você não consegue preparar uma refeição quente.
Já escrevemos sobre a ajuda de veículos elétricos em situações difíceis antes, mas agora uma empresa da Austrália está levando as coisas um pouco mais longe ao criar um grupo de voluntários que pode usar veículos elétricos equipados com V2L para sair durante ou após desastres naturais e ajudar as pessoas necessitadas. A iniciativa experimental foi criada pela Mycar, uma empresa que vende pneus, serviços e reparos para automóveis.
2024 Kia EV9 GT-Line na especificação americana V2L alimentando uma TV
Depois de se inscreverem como voluntários no programa "The Mycar Chargers", os proprietários de veículos elétricos serão convocados por um membro líder para levar seus carros até áreas onde a rede elétrica está inoperante após um desastre natural para abastecer chaleiras, fornos de micro-ondas, geladeiras e até mesmo equipamentos médicos. Os voluntários também trabalharão com as autoridades locais para encontrar as melhores soluções para ajudar as comunidades afetadas, de acordo com o CarExpert.
"Muitos australianos se sentiriam isolados, desconectados e sobrecarregados sem acesso à energia", disse Jaimie Bloch, psicóloga clínica e especialista em comportamento. "A energia é o que nos conecta à comunidade e aos recursos vitais que nos ajudam a nos sentir seguros e conectados, trazendo uma sensação de normalidade."
Com uma saída de energia entre 2 e 4 quilowatts, os elétricos com funcionalidade V2L podem operar como grandes geradores portáteis. Com uma bateria cheia, eles podem alimentar cargas por dias antes de precisarem ser recarregados, o que pode ser crucial em momentos de desespero. O programa voluntário de teste será executado em New South Wales, Victoria, Queensland e no Território da Capital Australiana de novembro de 2024 a janeiro de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Do videocassete à Fórmula E: a TDK descobre o carro elétrico
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Xpeng lança ''carro voador''; primeiro voo previsto para novembro