A startup de veículos utilitários Arrow, fundada no Rio Grande do Sul, participou do Electric Days ao lado da Jadlog, empresa de logística e transportes de cargas expressas. Em fase de testes de validação, o objetivo da colaboração é aprimorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de entrega da empresa utilizando a Arrow One, uma van elétrica urbana desenvolvida no Brasil.
Inspirado nos modelos utilizados pela UPS nos Estados Unidos, o Arrow One segue o conceito "Last Mile" (última milha), que foca na entrega porta a porta para o consumidor final. Lançado em 2022, o utilitário já está em operação por outras empresas de transporte, com cerca de 40 a 50 unidades rodando desde o início de 2024.
Patenteado pela Arrow, o One foi projetado com inovações que facilitam a operação e otimizam o tempo das entregas. Com o conceito de “Walk-in van” inédito no Brasil, o veículo permite que o motorista acesse a carga sem precisar descer, graças a um corredor interno espaçoso e um layout otimizado para circulação, que elimina obstáculos. Com uma altura interna de 2,10 metros e um volume de carga de 16,5 m³, a van oferece uma carga útil de até 2 toneladas — 60% a mais que outros veículos de porte similar.
Além disso, o acesso ao veículo é facilitado por uma pulseira de aproximação que aciona a trava da porta lateral eletronicamente. Esse recurso poupa tempo e permite economizar cerca de 1 minuto por entrega, o que, somado a outros avanços, permite que motoristas da Jadlog alcancem até 180 entregas diárias, dobrando a média usual de algumas operações.
O painel do Arrow One é composto por duas telas LCD, uma para os instrumentos e outra para o sistema multimídia, que inclui um aplicativo de gestão inteligente de rotas. A porta traseira deslizante evita o uso excessivo de espaço, otimizando a operação nas vias urbanas.
Equipado com um motor elétrico que entrega até 183 cv e 35,7 kgfm de torque, o Arrow One vem com duas opções de baterias fornecidas pela CATL: um conjunto de 70 kWh (dois packs de 35 kWh) e uma versão com 105 kWh (três packs), permitindo que o veículo atinja uma velocidade máxima de 105 km/h.
Em relação ao carregamento, a Arrow optou pelo uso de corrente alternada (AC) a 22 kW, uma alternativa mais acessível, visto que muitos centros logísticos ainda não possuem infraestrutura para carregamento rápido em corrente contínua. Os carregadores de AC para o Arrow One têm custo estimado de R$ 5 mil, viabilizando a implantação de uma infraestrutura de recarga eficiente e economicamente viável.
Os testes de uso de "vida real" entre Arrow e Jadlog vão ao encontro da demanda crescente por soluções logísticas com zero emissões, impulsionada por exigências de clientes corporativos que priorizam práticas ambientalmente responsáveis. Embora o custo inicial dos veículos elétricos seja um desafio, o Arrow One tem demonstrado que os ganhos de produtividade e a redução de emissões compensam esse investimento.
Combinando tecnologia nacional com uma abordagem inovadora para logística urbana, a Arrow e a Jadlog sinalizam como se pode conquistar um avanço significativo para o setor de entregas no Brasil, promovendo uma operação mais sustentável, ágil e competitiva.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv