A BYD celebrou o marco de 10 milhões de veículos produzidos ao longo de sua história. O evento, que coincide com o aniversário de 30 anos da gigante chinesa, contou com a participação de Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD, que destacou as principais conquistas ao longo das três décadas de história da companhia.
O veículo que marcou o 10º milhão foi o Denza Z9, um modelo recém-lançado no mercado chinês. O comprador foi Feng Ji, CEO da Game Science, famosa pelo sucesso do jogo "Black Myth: Wukong". A parceria entre a BYD e a Game Science, firmada no início deste ano, posicionou a montadora como a marca automotiva exclusiva do jogo.
BYD Denza D9
Fundada em fevereiro de 1995, em Shenzhen, a BYD começou com apenas 20 funcionários e um capital inicial de 2,5 milhões de yuans (cerca de US$ 345 mil). Inicialmente focada na produção de baterias recarregáveis, a empresa rapidamente se destacou e, em 1998, já era a segunda maior produtora mundial de baterias recarregáveis, fornecendo componentes para grandes marcas como Motorola e Nokia.
A entrada da BYD no setor automotivo ocorreu em 2003, com a aquisição da Xi’an Qinchuan Automobile. Em 2005, a empresa lançou o BYD F3, seu primeiro modelo desenvolvido internamente, que foi um sucesso imediato, sendo o primeiro veículo chinês a vender mais de 10 mil unidades por mês.
Em 2008, a BYD lançou seu primeiro carro elétrico, o F3e, marcando sua entrada no mercado de veículos eletrificados. A inovação continuou com o lançamento da revolucionária Bateria Blade em 2020, que trouxe avanços significativos em segurança, autonomia e velocidade de recarga, além da plataforma híbrida DM, consolidando a posição de liderança da empresa.
Nos últimos três anos, a BYD alcançou importantes marcos de produção de NEVs: o 3º milhão em novembro de 2022, o 5º milhão em agosto de 2023, e o 9º milhão em setembro de 2024. Agora, com 10 milhões de veículos eletrificados produzidos, a empresa reforça seu status como pioneira e líder global no segmento de eletrificados, destacando que a marca só produz modelos híbridos plug-in (PHEV) ou elétricos a bateria (BEV).
A celebração também incluiu uma exibição histórica dos modelos da marca, desde o icônico F3 até os mais recentes lançamentos, como o Yangwang U9, um supercarro elétrico que demonstra o avanço tecnológico da BYD nos dias atuais.
Conforme os anúncios mais recentes, a BYD tem investido massivamente em pesquisa e desenvolvimento, trazendo tecnologias de ponta como a Bateria Blade, o sistema híbrido DM, a e-Platform 3.0 Evo e a suspensão Yunnian (DiSus System). A empresa possui uma integração vertical diferenciada, produzindo internamente mais de 70% dos componentes de seus veículos, o que reduz custos e aumenta a eficiência de produção. Além disso, a BYD opera sua própria frota de transporte para exportação de veículos, fortalecendo ainda mais sua competitividade global.
Além do setor automotivo, a BYD atua em eletrônicos, veículos comerciais, energia renovável e transporte ferroviário. A empresa possui uma forte presença no mercado chinês e continua sua rápida expansão para os mercados internacionais, consolidando-se como líder na indústria de veículos eletrificados, já figurando entre os grandes fabricantes mundiais.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais