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Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida

Desenvolvimento de novos modelos a combustão ''ficou caro demais''

Abarth 600e

A Abarth, divisão de carros esportivos da Fiat, confirmou que não desenvolverá mais carros com motores de combustão ou híbridos, e se concentrará exclusivamente em carros elétricos, de acordo com informações do site forococheselectricos.com.

Gaetano Thorel, responsável pela Fiat e Abarth na Europa, destacou que os custos de desenvolvimento de motores a gasolina eram muito altos para o fabricante e o consumidor, levando à decisão de abandonar a tecnologia.

"Se você fabrica um hatch esportivo de combustão que emite 180g/km na Itália, terá que pagar entre 1.000 e 2.000 euros de imposto de circulação por ano. É justo oferecer aos clientes um hatch esportivo elétrico que entrega o mesmo nível de prazer e desempenho?", questionou Thorel.

Abarth 600e

Abarth 600e

No Brasil, a Abarth tem uma história relativamente recente, iniciada nos anos 2000 com a versão esportiva do Fiat Stilo, equipada com o famoso motor Fivetech 2.4 com 167 cavalos a 5750 rpm e 22.8 kgfm de torque, também utilizado no polêmico Marea. Posteriormente, com a chegada do 500 Abarth, a marca passou a ser tratada como uma divisão esportiva da Fiat, oferecendo o 1.4 Multiair 16V Turbo capaz de gerar 167 cv de potência e torque de 23 kgfm. Atualmente, a Abarth oferece no Brasil os SUVs compactos Pulse e Fastback, com motor 1.3 de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol.

Abarth 500e e 500e Turismo

Abarth 500e e 500e Turismo

Na Europa, a Abarth já oferece modelos elétricos, com o subcompacto 500e e o 600e, e não há planos para desenvolver versões híbridas. Thorel descartou a ideia de usar o motor híbrido-leve que o 500 utilizará em breve, argumentando que não permite extrair a potência necessária para um modelo Abarth.

Imaginava-se que com a chegada do novo Grande Panda a marca iria oferecer uma opção apimentada do novo compacto, como já é tradição da italiana, entretanto, o chefe da Abarth também destacou que a marca não produzirá suas próprias ofertas personalizadas, como a rival Alpine, que tem planos de uma versão elétrica do Renault 5, que será chamada de A290. Em vez disso, a Abarth se concentrará em oferecer carros elétricos com desempenho e prazer de condução, como o Abarth 600e, que conta com 207 kW (280 CV) de potência e 345 Nm de torque. Com essa decisão, a Abarth encerra uma era de 75 anos de desenvolvimento de carros de combustão e se junta à tendência do mercado automotivo em direção à eletrificação e sustentabilidade.