A Geely, a Zeekr, a União Europeia e a China são temas quentes no momento, pois cada uma dessas entidades passa por sua própria reorganização tumultuada para proteger seus interesses. A Geely fundiu a Zeekr e a Lynk & Co em uma única entidade (mais ou menos), enquanto a União Europeia exige uma transferência de tecnologia da China para fortalecer sua presença no continente. No entanto, as rodas do progresso continuam girando, certo? A marca sino-sueca Zeekr segue em sua busca pelo crescimento em mercados fora da China, expandindo sua linha de modelos. De acordo com novas fotos, o SUV compacto de luxo 7x é o próximo a ser lançado para a expansão na Europa.
Fotografado durante testes de validação, este SUV totalmente preto parece praticamente idêntico à versão já disponível na China. No entanto, há algumas diferenças. Por exemplo, as rodas desta unidade de teste são distintas das encontradas no Zeekr 7x em circulação nas estradas chinesas. Além disso, este veículo parece não contar com o painel Stargate personalizável e iluminado, presente no Zeekr 007. Para ser justo, esse recurso é opcional nos modelos vendidos na China.
Vale lembrar que o Zeekr 7x utiliza a plataforma SEA, que serve de base para uma infinidade de novos veículos elétricos fabricados pela Geely e suas marcas associadas. Isso significa que o 7x compartilha sua mecânica com modelos como o Polestar 4, Zeekr 001, Zeekr 007 e diversos novos veículos elétricos da marca Smart, atualmente disponíveis apenas na Europa e na China.
No entanto, parece que o 7x se aproxima mais do 007 em termos de semelhanças. Ao ser lançado, o 7x recebeu a mesma arquitetura de 800 volts do 007, diferentemente da arquitetura mais antiga de 400 volts utilizada no Polestar 4 e nas versões de exportação do Zeekr 001. Combinado com a bateria Golden de 75 kWh da Zeekr, a marca afirma que o modelo consegue carregar de 10% a 80% em menos de 11 minutos.
Atualmente, não há informações sobre quais mudanças o 7x terá antes de chegar ao mercado europeu. Porém, se ele mantiver a arquitetura de 800 volts e a bateria LFP de 75 kWh, o 7x poderá se tornar um dos veículos de recarga mais rápida à venda na Europa.
É claro que ainda não sabemos qual será o preço do 7x. Na China, o 7x custa significativamente menos do que SUVs elétricos de marcas como a BMW, com preço base de cerca de US$ 31.000 (R$ 180.000) para a versão de motor único.
No entanto, os modelos Zeekr importados estão sujeitos a uma tarifa adicional de 19,9% (além dos 10% já aplicados), o que, naturalmente, eleva o preço. Além disso, não é incomum que os fabricantes chineses aumentem os preços para os mercados de exportação. O Zeekr X (gêmeo mecânico do Volvo EX30) começa em torno de US$ 45.000 (R$ 261.000), valor consideravelmente maior do que os aproximadamente US$ 23.000 (R$ 133.000) que uma versão equivalente custa na China. O 7x provavelmente será um pouco mais caro do que o Zeekr X, que foi lançado aqui no Brasil por R$ 272 mil.
O Zeekr 7x provavelmente estará à venda na Europa antes do final do próximo ano. Também está cotado para o Brasil mais adiante, mas ainda não temos o anúncio oficial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Hyundai Creta elétrico é flagrado na Índia e pode ser opção ao Yuan Pro
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
''Maverick'' da Geely, picape elétrica Riddara RD6 é flagrada em Curitiba
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
SUV quadradinho da GM é flagrado no Brasil: arma contra os chineses