Carlos Tavares renunciou repentinamente ao cargo de Diretor de Operações (Chief Operating Officer) da Stellantis, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. A decisão foi anunciada na noite de ontem, e o conselho de administração já aceitou a renúncia do executivo.
A Stellantis formou um Comitê Executivo Interino, que assumirá as funções de Tavares até que um novo CEO seja nomeado “no primeiro semestre de 2025”. O comitê é liderado por John Elkman, presidente do conselho de administração.
Anteriormente, Tavares, que atua como CEO desde a criação da Stellantis em 2021, havia declarado que permaneceria no cargo até o fim de seu mandato, no início de 2026. Esses comentários foram feitos após a Stellantis reconhecer que estava buscando um sucessor para o executivo.
A Bloomberg relatou que a renúncia repentina de Tavares ocorreu após um desentendimento com o conselho sobre como reverter a queda nas vendas e a desvalorização das ações da empresa. No terceiro trimestre, a Stellantis reportou uma queda de 27% na receita e um declínio de 20% nos embarques globais. Na América do Norte, os números são ainda mais preocupantes, com uma redução de 36% nos embarques.
Parceria estratégica Stellantis-Leapmotor
No início deste ano, a montadora anunciou que venderia sua vasta pista de testes no Arizona até o final do ano como uma medida de corte de custos. As vendas fracas também levaram a Stellantis a suspender a produção de vários modelos ao redor do mundo, incluindo o icônico Fiat Panda, o elétrico Fiat 500e, o Dodge Durango e o Jeep Grand Cherokee. Além disso, o lançamento da picape totalmente elétrica Ram 1500 REV e da Ram 1500 Ramcharger com autonomia estendida foi adiado.
A Maserati, marca mais cara do conglomerado, está registrando grandes prejuízos, enquanto a Alfa Romeo, um ícone da indústria automotiva italiana, enfrenta dificuldades para conquistar os consumidores americanos – o sedã Giulia foi o carro menos vendido nos Estados Unidos em setembro, de acordo com uma análise da CarEdge. A Chrysler, por sua vez, luta para se manter relevante com apenas um modelo em seu portfólio, a minivan Pacifica.
Shawn Fain, presidente do sindicato United Auto Workers, que já criticou Tavares anteriormente, afirmou que a decisão é “um grande passo na direção certa para uma empresa que tem sido mal administrada e para uma força de trabalho que foi negligenciada por tempo demais”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos