BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Primeiro carro elétrico chinês a atingir a nota máxima nos testes de segurança
O BYD Dolphin Plus fez história ao se tornar o primeiro carro elétrico a conquistar cinco estrelas no Latin NCAP. Além disso, o hatchback é o primeiro modelo produzido na China e de um fabricante chinês a alcançar a pontuação máxima em segurança no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a região.
O modelo, avaliado na oitava e última rodada de testes de 2024, destacou-se por seu desempenho em todas as categorias analisadas. Equipado com sete airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), o Dolphin Plus alcançou 92,60% na proteção de ocupantes adultos, 93,17% para ocupantes infantis, 77,03% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis, e 85,17% em assistência à segurança.
Testes de Impacto
O Dolphin Plus apresentou boa proteção no impacto frontal, com estabilidade na área dos pés e na estrutura do veículo, além de adequada proteção ao tórax do motorista e boa proteção para os demais ocupantes. No impacto lateral, todos os segmentos corporais analisados tiveram proteção considerada boa. Já no impacto lateral de poste, o tórax recebeu proteção marginal, enquanto cabeça, pelve e abdômen foram bem protegidos.
O modelo também se destacou no teste de proteção ao pescoço em casos de "whiplash" (efeito chicote), atendendo aos requisitos técnicos do Latin NCAP. Adicionalmente, o veículo cumpriu os padrões estruturais para impacto traseiro, conforme o regulamento UN R32.
Sistemas de Assistência à Segurança
A segurança ativa do Dolphin Plus foi bastante elogiada pelo órgão de segurança. O modelo inclui sistemas como o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), eficaz em cenários urbanos e na proteção de usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas. A folha de resgate, fundamental para operações de emergência, atende aos critérios do Latin NCAP.
Embora o Sistema de Suporte de Faixa (LSS) estivesse disponível, seu desempenho não foi suficiente para somar pontos. Além disso, o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não atingiu os requisitos mínimos na configuração manual.
Galeria: BYD Dolphin Plus - Latin NCAP
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, destacou o resultado como um marco para a indústria automotiva chinesa, historicamente questionada quanto aos padrões de segurança. Ele também ressaltou o papel do carro elétrico da BYD como exemplo de inovação aliada à sustentabilidade e segurança.
O BYD Dolphin Plus é um exemplo promissor de como a combinação de tecnologias de segurança de ponta e inovação sustentável pode elevar os padrões do mercado automotivo na América Latina. Vale lembrar que o modelo também recebeu a classificação máxima de 5 estrelas pelo órgão europeu Euro NCAP, em teste realizado no ano passado.
Fonte: Latin NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Dolphin 2025 reestilizado: primeiras imagens reveladas
Mercedes-Benz: pintura solar para ampliar o alcance dos carros elétricos
BYD Dolphin tem condições especiais e preço sem reajuste no Brasil
Prefeitura de SP sanciona lei para renovação da frota de ônibus
BYD Dolphin terá versão mais barata com 500 km de alcance na China
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Guerra de preços: BYD amplia desconto de carros elétricos na Europa