page ad skin

Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina

Versão com extensor de alcance do Luxeed R7, desenvolvido em conjunto com a Chery, será apresentada dia 19

I primi dettagli sulla Luxeed R7 EREV
Foto de: Luxeed

A Huawei, amplamente reconhecida por seus celulares e sistemas de telecomunicação, vem expandindo sua atuação para o mercado automotivo. Desde 2023, a marca já lançou quatro modelos de veículos, todos desenvolvidos em parceria com fabricantes chinesas renomadas, como Chery, Seres e BAIC.

Agora, a empresa se prepara para apresentar seu próximo modelo, que traz uma inovação importante: um sistema elétrico com motor a gasolina do tipo EREV (Veículo Elétrico de Alcance Estendido). Essa tecnologia combina um motor de combustão interna, usado como gerador, com um motor elétrico responsável por movimentar o veículo, garantindo maior autonomia.

Mudança para o extensor de alcance

O próximo modelo da Huawei será feito em cooperação com a Chery, fazendo parte da atual linha de modelos Luxeed. Nesse modelo de cooperação, a Chery é responsável pelo desenvolvimento e produção da plataforma, enquanto a Huawei é responsável pelo software e pelas vendas. Como lembrete, a atual linha de modelos da Luxeed inclui dois carros elétricos, o sedã S7 e o SUV cupê R7.

O último é o mais vendido, com mais de 11.000 unidades entregues em novembro. Como mencionado, no entanto, uma variante de extensor de alcance chegará em breve, já que este tipo de fonte de alimentação que está ganhando uma importante participação de mercado na China e que pode, também, conquistar outros mercados.

Luxeed S7 e R7

Em termos de design, o EREV é praticamente idêntico ao modelo 100% elétrico. As principais diferenças estão na motorização. Nesta nova variante, o destaque é o motor turbo a gasolina de 1,5 litro, que funciona como um "gerador", responsável exclusivamente por fornecer energia à bateria e ao motor elétrico. Este último é o único responsável por tracionar as rodas do veículo.

Segundo as informações iniciais, a bateria LFP (Fosfato de Ferro e Lítio), fabricada pela CATL, possui capacidade de 36 kWh e oferece uma autonomia de aproximadamente 200 km no modo elétrico, considerando o ciclo CLTC chinês. Já a autonomia total do veículo impressiona, alcançando 1.570 km.

Não há detalhes disponíveis sobre o tipo de propulsão ou as especificações do motor elétrico do Luxeed R7 EREV. No entanto, já foi confirmado que o modelo contará com a terceira geração do sistema Huawei Qiankun ADAS. Com essa tecnologia, o R7, desenvolvido em parceria entre Huawei e Chery, será capaz de realizar direção autônoma em alta velocidade e em autopistas em todo o país, além de oferecer recursos avançados, como estacionamento inteligente. Mais informações sobre o veículo serão divulgadas no dia 19 de dezembro.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE