Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Puma E-Gen chega com preço competitivo, mas enfrenta desafios no mercado europeu
A Ford apresentou recentemente o Puma Gen-E, seu novo SUV elétrico voltado para o competitivo segmento B europeu. Com preço inicial de aproximadamente 30.600 euros (R$ 200 mil) antes de incentivos, o modelo chega para complementar a linha de veículos elétricos da marca, que já conta com os crossovers Explorer, Capri e o Mustang Mach-E. No entanto, a fabricante enfrenta desafios significativos para popularizar seus carros elétricos no mercado europeu.
O sucesso do Puma Gen-E é crucial para a Ford, especialmente após os lançamentos dos modelos Explorer e Capri não atingirem as expectativas de vendas. Ambos utilizam a plataforma MEB da Volkswagen e tiveram sua produção reduzida na planta de Colônia, onde foram investidos cerca de 2 bilhões de dólares para viabilizar a produção de elétricos.
Galeria: Ford Puma Gen-E (2025)
Christian Weingärtner, diretor-geral da Ford na Alemanha, afirmou em entrevista ao portal Electrified que as condições políticas e econômicas na Europa não têm favorecido a adoção dos carros elétricos. "Fizemos isso [apostar por carros elétricos] com a confiança de que o caminho político para a mobilidade elétrica seria implementado de maneira consistente. Mas esse não foi o caso", destacou. Segundo Weingärtner, a incerteza política e a falta de incentivos têm impactado diretamente a demanda, especialmente no mercado alemão.
Além dos desafios de demanda, a infraestrutura de carregamento insuficiente e os altos custos iniciais dos veículos elétricos continuam sendo barreiras significativas para os consumidores. A Ford, que havia planejado se tornar uma marca 100% elétrica na Europa até 2030, decidiu reavaliar sua estratégia, ajustando suas metas de eletrificação e anunciando a redução de até 4.000 postos de trabalho como parte de uma estratégia de contenção de custos.
Apesar das dificuldades, Weingärtner reforça que a Ford permanece comprometida com a mobilidade elétrica, destacando que a tecnologia tem um enorme potencial de desenvolvimento nos próximos anos. "Não teríamos nenhum problema em contribuir para que 50% da frota na Alemanha fosse composta por veículos elétricos, mas a sociedade ainda não está preparada para essa mudança em larga escala", concluiu.
O Puma Gen-E, com seu preço competitivo e posicionamento estratégico, representa uma aposta importante para a Ford no mercado europeu. Resta saber se a combinação entre preço, tecnologia e infraestrutura será suficiente para impulsionar suas vendas e consolidar a marca no cenário elétrico europeu.
Fonte: Electrified, Foro Coches Eléctricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"