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Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance

Nova tecnologia promete alta segurança, autonomia estendida e carregamento ultrarrápido

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Foto de: CATL

A gigante chinesa CATL apresentou sua nova plataforma modular Bedrock Chassis, uma inovação projetada para impulsionar o desenvolvimento de veículos elétricos mais seguros, eficientes e com maior autonomia. A tecnologia se destaca pelo design integrado, alta resistência a impactos e uma abordagem otimizada para sistemas de bateria e eletrificação.

Inspirada no conceito de plataforma "skateboard", a Bedrock Chassis possui um design modular que integra os principais componentes do veículo em um único chassi. O sistema de propulsão está localizado no centro de cada eixo, enquanto os sistemas de freio e direção utilizam tecnologia by-wire (controle eletrônico). Essa configuração oferece maior flexibilidade às montadoras para desenvolver veículos personalizados de forma mais rápida e eficiente.

Foto de: CATL

De acordo com a CATL, essa abordagem pode reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos veículos para apenas 12 a 18 meses, acelerando significativamente o tempo de lançamento no mercado.

Segurança como prioridade

Um dos principais diferenciais da Bedrock Chassis é sua robustez em termos de segurança. A plataforma foi testada em colisões frontais a velocidades de até 120 km/h, superando os padrões tradicionais do setor. Em comparação, testes convencionais na China são realizados a 56 km/h. Durante esses testes extremos, a plataforma demonstrou alta capacidade de absorção de impacto, protegendo a integridade das baterias e reduzindo drasticamente o risco de incêndios.

Outro destaque é o sistema de segurança de alta tensão. Em caso de acidente, a plataforma consegue cortar o circuito elétrico em apenas 0,01 segundos, liberando toda a energia residual em 0,2 segundos. Esse recurso minimiza os riscos de explosões ou incêndios após uma colisão.

Foto de: CATL

Autonomia e carregamento ultrarrápido

Além da segurança, a Bedrock Chassis impressiona pela eficiência energética. Segundo a CATL, veículos equipados com essa plataforma poderão alcançar mais de 1.000 km de autonomia com uma única carga. A tecnologia também suporta carregamento ultrarrápido, permitindo que os veículos recuperem grande parte da capacidade das baterias em poucos minutos.

A marca AVATR, uma joint venture entre Changan, Huawei e CATL, será a primeira a adotar a nova plataforma em seus modelos elétricos de próxima geração. Essa parceria promete não apenas elevar os padrões de eficiência e segurança para veículos elétricos, mas também acelerar a chegada de novas tecnologias ao mercado global.

Fotos: CarNewsChina