EUA: lojas estão furiosas com a VW por modelo de vendas diretas
Associação de Revendedores de Carros da Califórnia afirma que a Scout Motors, recém- ressuscitada pela alemã, estaria infringindo a lei
Tendo recentemente voltado à vida pelas mãos da Volkswagen, a Scout Motors, uma antiga marca dos EUA que fez história pelos seus utilitários, parece já estar causando polêmica. Apesar de ainda não ter sequer apresentado um veículo de produção, as concessionárias da Volkswagen no estado da Califórnia já estão ameaçando processar a nova fabricante.
Aparentemente, eles não estão satisfeitos com o plano da empresa de acabar com o modelo tradicional de concessionária e vender seus carros diretamente aos compradores. A Associação de Concessionárias de Veículos Novos da Califórnia (CNCDA) enviou cartas de notificação com palavras fortes à Scout Motors e à Volkswagen em 20 de dezembro, alegando que ambas as marcas estão violando uma lei da Califórnia assinada no início de 2024.
Para o presidente da CNCDA, Brian Maas, ''as vendas diretas da Volkswagen por meio de sua marca Scout representam uma ameaça direta aos empregos, investimentos e proteções ao consumidor que as leis de franquia da Califórnia foram criadas para proteger".
A carta, publicada on-line pela associação, afirma que a Assembly Bill 473 (AB 473) "proibiria a Scout Motors ou qualquer linha de veículos novos de um fabricante com uma rede de concessionárias na Califórnia de ser vendida diretamente aos consumidores".
A Volkswagen, empresa controladora da Scout Motors, poderia vender veículos da Scout no estado se os vendesse em qualquer uma das concessionárias de suas outras linhas de veículos, como a própria Volkswagen, ou nas concessionárias premium de Audi, Porsche, Bentley ou Lamborghini. O grupo alemão também poderia criar uma nova rede de franquias para a Scout Motors se quisesse manter uma marca separada de seus outros modelos.
A carta também alega que o Conselho Geral da Scout Motors reconheceu que o projeto de lei finalizado proibiria a Scout de vender veículos diretamente aos consumidores na Califórnia. A AB 473 foi sancionada e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2024. Um representante da Scout Motors fez a seguinte declaração aos nossos colegas do Motor1 EUA:
A Scout Motors Inc. é uma fabricante automotiva independente que operará uma nova fábrica em Blythewood, Carolina do Sul. A Scout Motors é a única responsável pela engenharia, projeto e fabricação dos veículos Scout. O projeto proprietário do veículo e a plataforma elétrica inédita criada para os veículos Scout nunca foram utilizados em nenhum outro veículo nem vendidos por nenhuma outra marca automotiva.
Nossos futuros clientes estão no centro de todas as decisões que tomamos enquanto trabalhamos para construir nosso Centro de Produção e, por fim, fabricar e vender veículos excelentes. Assim como a utilização de concessionárias franqueadas pode ser apropriada para algumas marcas e seus clientes, a utilização de um modelo de vendas diretas é a melhor forma de apoiar nossos clientes e nossa visão estratégica de colocar o cliente em primeiro lugar enquanto lançamos uma nova plataforma de veículos, um novo centro de produção e uma nova rede de varejo para levar o utilitário esportivo Scout Traveler e a picape Scout Terra ao mercado.
Como a Scout Motors não possui o conhecimento, as informações ou o desejo de comentar sobre as relações entre qualquer fabricante e qualquer grupo de concessionárias franqueadas, a Scout Motors encaminha todas as questões relativas ao Volkswagen Group of America e às concessionárias franqueadas da Volkswagen para o Volkswagen Group of America.
Certamente não é segredo que a VW está ligada à Scout Motors. Porém, quando a reinicialização da Scout foi anunciada em 2022, o diretor financeiro da VW, Arno Antlitz, afirmou que ela operaria majoritariamente por conta própria.
"A empresa que estabeleceremos este ano será uma unidade separada e uma marca dentro do Grupo Volkswagen a ser gerenciada de forma independente", disse ele. "Isso se alinha com o novo modelo de direção do grupo - pequenas unidades que agem com agilidade e têm acesso às nossas plataformas de tecnologia para alavancar sinergias."
Em outubro de 2024, a Scout Motors revelou conceitos para a picape Terra e o SUV Traveler. A empresa planeja lançar modelos de produção em 2027 e já começou a aceitar reservas reembolsáveis de US$ 100 (cerca de R$ 617 reais). Agora, resta saber quem ganhará nesta queda de braço.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW: dados de localização de 800.000 elétricos vazam na Europa
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
Mais carros elétricos que a combustão na China: a virada em 2025
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
GAC, Geely, Leapmotor e MG: marcas chinesas que virão ao Brasil em 2025
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil