Mais carros elétricos que a combustão na China: a virada em 2025
Carros elétricos e híbridos plug-in ultrapassarão modelos a gasolina e a diesel em vendas
O ano de 2025 está chegando, e as pessoas já estão começando a fazer suas previsões. As análises mais recentes dos bancos de investimento UBS e HSBC e dos grupos de pesquisa Morningstar e Wood Mackenzie afirmam que, no próximo ano, serão vendidos mais carros elétricos do que carros a gasolina ou diesel pela primeira vez.
As estimativas foram divulgadas pelo Financial Times, que fala em mais de 12 milhões de carros a bateria e híbridos plug-in, contra pouco menos de 11 milhões de carros a diesel ou a gasolina.
BYD - linha de produção China
Velocidades recordes
Se esses números forem confirmados, será um grande avanço em um período muito curto. Em 2022, foram vendidos 5,9 milhões de veículos elétricos, portanto, os 12 milhões estimados para 2025 seriam mais do que o dobro.
O fato de a China estar em um ritmo recorde também foi confirmado pelos números de vendas de novembro: 1.512.000 NEVs (elétricos + híbridos plug-in) foram entregues, dos quais 1.429.000 foram reservados para o mercado chinês (53,8% de avanço em comparação com novembro de 2023 e 9,7% em comparação com outubro de 2024) e 83.000 para o exterior.
Na Europa, apenas a Noruega está indo bem
Enquanto isso, na Europa e nos EUA, as vendas de carros elétricos ainda não decolaram. O único país onde já há mais carros elétricos do que carros a gasolina é a Noruega, onde o governo apoiou a demanda com fortes incentivos de compra.
Em novembro, a participação de mercado dos veículos elétricos na Europa caiu de 16,3% no ano passado para 15%, enquanto os volumes caíram 9,5% (dados da ACEA na UE, EFTA e Reino Unido). Os emplacamentos de carros híbridos plug-in diminuíram em 8,8%, os carros a gasolina -7,8% e os carros a diesel -15,3%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD amplia produção de baterias para sustentar preços de elétricos no Brasil
BYD e Geely dominam mercado de elétricos; veja o top 10 de marcas
MG confirma desenvolvimento de veículos flex para o Brasil
Nova bateria da CATL traz recarga de vans elétricas em menos de 7 minutos
MG prepara montagem de elétricos no Brasil para 2026; anúncio em breve
Brasil ainda não conhece o verdadeiro premium chinês, diz executivo da BAIC
Geely cresce rápido, mas alerta sobre elétricos: carro não é fast-food