Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
A Toyota vendeu menos de 150 veículos elétricos com célula de combustível em todo o mundo em novembro de 2024
Os veículos elétricos com célula de combustível, ou FCEVs, eram supostamente o futuro, e a Toyota foi, sem dúvida, a maior defensora dessa tecnologia. Ela prometia abastecer tão facilmente quanto colocar gasolina em um carro de combustão convencional e zero emissões nocivas saindo do escapamento.
Mas ter um carro movido a hidrogênio - pelo menos nos Estados Unidos - é uma grande dor de cabeça. Os preços do hidrogênio dispararam e os postos de abastecimento foram fechados, obrigando os proprietários a se esforçarem para manter seus veículos com emissão zero funcionando.
À medida que o ano chega ao fim, os números de vendas mostram que o sonho do carro a hidrogênio da Toyota está quase morto. De acordo com os últimos números de vendas, a montadora japonesa vendeu apenas 134 FCEVs em todo o mundo em novembro de 2024. Isso representa 8,2% a menos do que no mesmo mês de 2023.
Toyota Mirai
No entanto, as coisas ficam muito piores quando se analisam os números do acumulado do ano. De janeiro a novembro de 2024, a Toyota vendeu 1.702 veículos com célula de combustível de hidrogênio em todo o mundo, o que levou a uma queda de 54% em comparação com o ano passado.
Considerando que dezembro costuma ser um mês de vendas lentas devido às férias, 2024 pode se tornar o pior ano para as vendas de FCEVs da Toyota desde 2017. Para referência, 2020 foi o ano mais lento para as vendas de FCEVs, de acordo com a montadora, com 1.770 unidades vendidas em todo o mundo - mas não vamos esquecer que a pandemia de Covid estava em pleno andamento há quatro anos.
No Japão, terra natal da montadora, as vendas de FCEVs somaram apenas 29 unidades em novembro de 2024, uma queda de 17,1% em relação ao ano anterior. No acumulado do ano passado, 661 FCEVs da Toyota foram vendidos no Japão. No resto do mundo, a Toyota vendeu 105 FCEVs em novembro de 2024, uma queda de 5,4% em relação ao ano anterior, e 1.041 unidades no acumulado do ano passado - uma queda de 69% em comparação com 2023. Em 2023, a Toyota vendeu 4.023 FCEVs em todo o mundo.
Vendas de FCEVs da Toyota em todo o mundo
Ano / Mês | Unidades | Variação ano a ano |
2017 | 2,741 | 34% |
2018 | 2,457 | -10.4% |
2019 | 2,494 | 1,5% |
2020 | 1,770 | -29% |
2021 | 5,918 | 234.4% |
2022 | 3,924 | -33.7% |
2023 | 4,023 | 2.5% |
Novembro de 2024 | 134 | -8.2% |
Janeiro a novembro de 2024 | 1,702 | -54% |
Em comparação, a Rivian, que ainda é considerada uma startup, entregou uma média de 3.339 veículos elétricos (VE) por mês no terceiro trimestre. Em outras palavras, o experimento FCEV da Toyota parece ter sido apenas isso - um experimento.
Dito isso, cada vez mais empresas automobilísticas anunciaram sua intenção de construir carros totalmente novos movidos a hidrogênio em um futuro próximo, alegando que o mercado acabará crescendo graças a mais postos de abastecimento e preços mais baixos do hidrogênio. A BMW está pronta para lançar um FCEV para o mercado de massa em 2028 e a Honda já está vendendo o CR-V e:FCEV, um SUV híbrido plug-in.
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