page ad skin

Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos

A descrição do recall é bem enxuta, até lermos mais sobre qual foi a peça defeituosa

Kia EV9
Foto de: Kevin Williams/InsideEVs

A Kia está fazendo o recall de quase 23.000 SUVs elétricos EV9 vendidos nos Estados Unidos porque alguns parafusos podem estar faltando nos assentos. Em caso de colisão, um assento que não esteja preso corretamente pode se soltar, o que pode aumentar o risco de lesões.

No total, 22.883 EV9 montados entre 25 de setembro de 2023 e 15 de outubro de 2024 foram afetados. Todas as unidades foram construídas na linha de montagem da Kia Autoland Gwangmyeong, na Coreia do Sul, e o problema está na segunda e terceira fileiras de assentos.

Para corrigir o problema, a Kia America adicionará os parafusos que faltam gratuitamente, mas para garantir que tudo esteja em ordem, as concessionárias verificarão todos os assentos e fixarão os parafusos corretamente. Os carros afetados não foram fabricados com números de chassi seriais, portanto, os clientes terão que verificar com a concessionária se seus EV9 fazem parte desse recall.

Galeria: Kia EV9 GT-Line

Dito isso, se os assentos estiverem soltos ou se fizerem barulho, é uma forte indicação de que podem estar faltando alguns parafusos. O relatório publicado pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) não informa quantos parafusos podem estar faltando em cada veículo, mas parece que está apontando o dedo para uma pessoa específica que cometeu um erro.

"Devido a um erro cometido por um funcionário da fábrica de montagem, os parafusos de montagem do assento da segunda e/ou terceira fileiras podem estar faltando", diz a seção Descrição do Defeito do relatório. Ei, todo mundo comete erros, e é bom que a Kia tenha descoberto o que estava acontecendo.

A Kia North America descobriu o problema pela primeira vez em setembro, quando um cliente reclamou que seu carro estava sem os parafusos de montagem da terceira fileira de assentos. Um segundo veículo na América do Norte foi identificado alguns dias depois. Em seguida, foi feita uma inspeção preliminar em 90 unidades selecionadas aleatoriamente que foram importadas da Coreia do Sul, mas em nenhuma delas foram encontrados parafusos de montagem dos assentos faltando ou soltos. 

Um mês depois, a Kia informou ao seu braço norte-americano que "um erro cometido por um funcionário da montagem da fábrica estava associado à falta de parafusos" nos dois primeiros veículos encontrados com parafusos de fixação dos assentos faltando ou soltos. No total, três unidades do EV9 vendidas nos Estados Unidos apresentaram o problema que levou a Kia a fazer o recall do veículo elétrico para transporte de famílias, mas vale a pena observar que mais 990 EV9 de estoque foram inspecionados e nenhum deles apresentava parafusos de assento faltando ou soltos.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE