Vendas globais de carros elétricos devem avançar 30% em 2025
Segundo estimativas, 15,1 milhões de EVs serão vendidos em todo o mundo no ano que vem, contra 11,6 milhões de 2024
Relatório recentemente divulgado pela S&P Global Mobility, empresa especializada em análises automotivas, revela previsões animadoras para o mercado global de veículos elétricos ao longo de 2025. De acordo com analistas consultados, o setor deverá experimentar importante crescimento pelos próximos meses e fechará o ano com crescimento de aproximadamente 30% na comparação com igual período anterior.
Nesse cenário, a consultoria estima que cerca de 15,1 milhões de carros elétricos serão vendidos ao redor do mundo em 2025, contra 11,6 milhões de unidades comercializadas em 2024. Globalmente, a participação de mercado dos EVs passará de 13,2% para 16,7%, sendo ainda maior em regiões específicas como na China e em alguns países da Europa.
Tesla Model Y
Em contraste, as mesmas estimativas dizem que a produção global de veículos leves cairá 0,4%, totalizando 88,7 milhões de unidades. "A indústria automobilística continua a navegar em terreno incerto à medida que entramos em 2025, particularmente à medida que antecipamos as tarifas universais do presidente eleito Trump", disse Mark Fulthorpe, diretor executivo de previsão global de veículos leves da S&P Global Mobility. "Durante 2025, o cenário de produção mudará drasticamente, à medida que o comércio global desacelera e medidas retaliatórias provavelmente surgirão".
Elétricos baseados na plataforma MEB da Volkswagen são aposta da Mahindra para a Índia
Sozinha, estimam os analistas, a China responderá por 29,7% de todo o mercado global de carros elétricos em 2025. Na sequência, os Estados Unidos terão participação de mercado EVs de 11,2% (aumento de 36% em relação a 2024), enquanto a Europa Central e Ocidental terá uma fatia 20,4% (avanço de 43,4%). A Índia também aparece em destaque e, de acordo com as previsões, fechará 2025 com participação 7,5% (salto de 117% na comparação com 2024).
Os números, vale lembrar, são apenas projeções. A concretização dos resultados dependerá de uma série de fatores, incluindo políticas de incentivo governamental (como no caso dos EUA). Por lá, há incertezas quanto à continuidade do crédito tributário federal de US$ 7.500 oferecido pelo governo, o que pode impactar diretamente as previsões de vendas.
VEJA NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
BYD cresce 327% no Brasil em 2024 e lidera mercado de carros elétricos
Lucid Gravity: 1ᵃˢ unidades foram entregues para família e amigos
Tesla dá carga grátis "para sempre" para Cybertrucks encalhadas
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf