Jaguar TCS usa tecnologia das pistas nos seus carros elétricos de rua
Tecnologia permite não só melhorar o desempenho no âmbito esportivo, mas também seus os carros de rua
A tecnologia utilizada pela equipe Jaguar TCS Racing na Fórmula E para otimizar o desempenho de seus carros de rua é aplicada inicialmente nas pistas. A TCS, patrocinadora master da equipe, emprega os "gêmeos digitais" (Twin) para aprimorar os resultados da atual campeã do Campeonato de Construtores, com Mitch Evans como vice-campeão e Nick Cassidy ocupando a terceira posição no campeonato mundial da temporada 10. Esse processo é o que se chama de Race to Road — ou, em tradução livre, "corrida para a rua".
Em entrevista exclusiva ao InsideEVs, Françoise Dossa, responsável pela área de sustentabilidade da TCS na América Latina, explica que a tecnologia desenvolvida pela equipe de corrida não só antecipa inovações, mas também as coloca ao alcance dos consumidores. "É possível antecipar essas tecnologias e oferecer aos clientes os mesmos avanços que estão sendo usados nos carros de competição. A tecnologia que estamos utilizando na temporada 11, por exemplo, será incorporada aos carros de rua nos próximos dois ou três anos", afirma.
Portanto, o novo modelo da Jaguar, anunciado para 2025 (Jaguar Type 00), incorporará toda a experiência acumulada pela equipe na categoria elétrica. "No ano que vem, com toda essa prática, especialmente em termos de motorização, veremos esses avanços", explicou Françoise.
Em outras palavras, a tecnologia da TCS permitirá que a bateria dos veículos elétricos tenha um desempenho superior nos veículos de produção da marca inglesa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
SUV cupê elétrico da Leapmotor e Stellantis é flagrado pela primeira vez
Todo mundo critica, mas a Jaguar acha que está fazendo a coisa certa
Honda 0 Series EV: Protótipos de sedã e SUV prontos para estrear em 2026
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Carros elétricos ou a combustão? Descubra as principais diferenças
Jaguar Land Rover usará plataforma da Chery para carros elétricos e híbridos