Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
SUV elétrico atualizado foi apresentado na China antes dos Estados Unidos
Lançado em 2019, o Tesla Model Y consolidou-se como um enorme sucesso global desde que se tornou o veículo mais vendido do mundo em 2023. Esse marco foi alcançado ao superar dois modelos movidos a combustão, como o Toyota Corolla, registrando um crescimento de 64% nas vendas em comparação a 2022.
Agora, o novo (e aguardado) Tesla Model Y Juniper foi apresentado na China antes dos Estados Unidos e traz atualizações em design, interior e desempenho, com inspiração clara no facelift do Tesla Model 3 "Highland". As entregas no mercado chinês estão previstas para março de 2025.
Principais Mudanças:
- A versão de tração traseira (RWD) agora oferece uma autonomia de até 593 km sob condições CLTC, 39 km a mais que o modelo anterior.
- O coeficiente aerodinâmico foi reduzido para 0,22 Cd, contribuindo para maior eficiência energética.
- O design incorpora faróis mais modernos e aerodinâmicos, lanternas traseiras redesenhadas e novos designs para as rodas e espelhos retrovisores.
- O interior traz acabamento em cinza escuro, além de ajustes no espaço interno e bancos mais confortáveis.
Logo de cara, chama a atenção que o modelo recebeu atualizações na parte frontal, incluindo uma linha de LED mais fina e faróis posicionados no para-choque, que ajudam a reduzir o coeficiente de arrasto de 0,23 Cd para 0,22 Cd. O novo design frontal remete à estética do Cybertruck, com linhas mais simples e ênfase em elementos retilíneos.
Na traseira, o Juniper apresenta lanternas redesenhadas e uma barra de luz com o logotipo "TESLA" integrado e iluminado. Outras mudanças incluem novas opções de rodas (19 e 20 polegadas), uma nova cor azul e ajustes nos espelhos retrovisores.
As dimensões do veículo passaram para 4.797 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.624 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.890 mm. O Model Y ficou 47 mm mais longo e 1 mm mais estreito em relação ao modelo anterior.
O interior do Model Y Juniper segue o padrão minimalista presente nos modelos mais recentes da Tesla, com acabamento em cinza escuro. O veículo conta com uma tela central de 15 polegadas que reúne informações de direção e controle do carro. Como é praxe na Tesla, não há painel de instrumentos convencional, e os controles no console central foram substituídos por uma área de carregamento sem fio e compartimentos ocultos.
O banco traseiro recebeu ajustes para aumentar o conforto, incluindo um alongamento de 15 mm no assento e um alargamento de 17 mm nos apoios de cabeça. A capacidade do porta-malas foi ampliada para 2.130 litros com os bancos traseiros rebatidos, um aumento de 100 litros em relação ao modelo anterior.
Outra mudança notável é o retorno das alavancas de seta montadas na coluna de direção, que estavam ausentes em versões anteriores.
Galeria: Tesla Model Y Juniper
Especificações
O Tesla Model Y Juniper está disponível em duas versões no mercado chinês:
RWD (Tração Traseira):
- Motor de 220 kW (295 cv).
- Bateria LFP de 62,5 kWh.
- Autonomia de até 593 km (CLTC).
- Consumo energético de 11,9 kWh/100 km.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
AWD (Tração Integral):
- Motor traseiro de 194 kW (260 cv) combinado com motor dianteiro de 137 kW (184 cv).
- Bateria NMC de 78,4 kWh.
- Autonomia de até 719 km (CLTC).
- Consumo energético de 13,4 kWh/100 km.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
Ambas as versões utilizam arquitetura de 400 V e possuem um sistema de carregamento rápido com pico de 250 kW.
Preços
O Tesla Model Y Juniper está sendo comercializado na China nas seguintes versões:
- RWD Launch Edition: 263.500 yuan (R$ 220 mil).
- AWD Long-Range Launch Edition: 303.500 yuan (R$ 255 mil).
Os preços representam aumentos de 5,44% e 4,33%, respectivamente, em relação aos modelos anteriores. O período de pré-venda vai até 28 de fevereiro de 2025, com as entregas previstas para março no mercado chinês.
O Tesla Model Y Juniper apresenta alterações pontuais em design, interior e motorização, com foco na eficiência e no desempenho. O design atualizado, com elementos que lembram o Cybertruck e o facelift "Highland" do Model 3, reforça a nova identidade visual da Tesla. Lánçado inicialmente na China, o modelo deve chegar a outros mercados, incluindo os Estados Unidos, nos próximos meses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Renault 5 e Alpine A290 vencem prêmio de Carro do Ano 2025
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Tesla Juniper: Tudo sobre a aguardada atualização do Model Y em 2025
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Impostos para carros a combustão: solução para incentivar elétricos?
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio