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Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas

Modelo terá especificações e preço para brigar no mercado, mas precisa vender bem

Interior do VW ID.2 (2023)

O futuro da marca Wolfsburg depende do Volkswagen ID.2. Essa afirmação foi feita por Martin Sander, chefe de vendas da marca, que explicou de forma clara: "Para que a transição seja bem-sucedida, precisamos de carros elétricos mais acessíveis."

O momento, como sabemos, não é fácil. A Volkswagen enfrenta um grande plano de reorganização que resultará no corte de milhares de funcionários. Além disso, ao analisar os números de vendas de carros elétricos na Europa, observa-se que alguns modelos tiveram um desempenho abaixo do esperado.

No entanto, mesmo diante de um cenário desafiador, há sinais de esperança. O ID.2 pode ser o carro certo no momento certo.

A estratégia começa a mostrar resultados

Em entrevista à Automotive News Europe, Martin Sander afirmou que, com base nos dados disponíveis, a transição verde está ganhando força. Ele destacou que o ID.7, em mercados como o alemão, já apresenta um desempenho superior ao do Passat e que, de forma geral, os números estão em crescimento.

Martin Sander
Foto a: Volkswagen

"O ID.2 vai revolucionar o mercado", explicou ele, "Nosso plano elétrico está começando a funcionar. Trabalhamos muito para garantir que todos os modelos da família ID estejam em um nível muito alto, tanto em termos de qualidade quanto de desempenho. Esses esforços estão começando a valer a pena. Na Alemanha, somos líderes de mercado, à frente até mesmo da Tesla. Em outubro, também ultrapassamos o fabricante americano na Noruega. Esses são exemplos tangíveis de que a estratégia está valendo a pena.

Problemas a serem resolvidos

No entanto, nem tudo são rosas. Os novos limites de emissão estão forçando os fabricantes a acelerar as vendas de carros elétricos e plug-in. A Volkswagen tem uma ampla gama, mas o caminho à frente é difícil para todos. Além do desafio do CO2, também há trabalho a ser feito em termos de lucratividade.

Há mercados, segmentos e canais de vendas em que somos lucrativos", disse Sander. "Estamos fazendo de tudo para aumentá-los. Mas nem todos os negócios elétricos são positivos. Nossa ambição é aumentar a lucratividade de todos os negócios de veículos com emissão zero e nos sairmos melhor com eles do que com os carros a gasolina.

Volkswagen ID.2all, a plataforma de entrada do MEB

A plataforma MEB Entry de ID.2

É preciso comprometimento e investimento para convencer os clientes a mudar para o carro elétrico. "Há um grande interesse dos motoristas por novas tecnologias e trens de força eletrificados, mas precisamos acompanhá-los para que mudem sua opinião definitivamente.

Um carro no centro do mercado

E é aí que entra o ID.2. Sander não tem dúvidas: "O ID.2 será um divisor de águas. Em primeiro lugar, porque é um carro pequeno e se encaixará no segmento que faz mais volume na Europa.  Depois, porque terá um preço abaixo de 25.000 euros (R$ 156.000) e, nesse momento, poderá ser uma alternativa econômica a outros modelos.

Volkswagen ID.2all

Volkswagen ID.2all

O ID.2 também será produzido com métodos novos e mais eficientes, que permitirão boas margens. E boas margens combinadas com bons volumes é a combinação ideal para qualquer empresa, não apenas para a Volkswagen.

O ID.2, de certa forma, representa o elo entre a atual linha de carros elétricos e a que chegará até o final da década. Aquele, em resumo, que nascerá do projeto Trinity e explorará a nova plataforma SSP. O Golf elétrico também virá de lá.

Galeria: Volkswagen ID.2 all