page ad skin

GAC Aion UT: novo hatch elétrico rival do Dolphin entra em pré-venda

Cotado para o Brasil, compacto promete agitar o mercado de elétricos

GAC Aion UT hatch eletrico
Foto de: AutoHome

O GAC Aion UT, novo hatchback elétrico da marca Aion, iniciou sua fase de pré-vendas na China com preços competitivos. Disponível em três versões, o modelo tem preços entre 89.800 e 109.800 yuan (aproximadamente R$ 75 mil a R$ 92 mil), posicionando-se como uma alternativa mais acessível ao BYD Dolphin, cujo valor varia de 99.800 a 129.800 yuan (R$ 83 mil a R$ 108 mil).

O Aion UT foi desenvolvido como um hatchback compacto voltado para o uso urbano. O modelo possui design arredondado com detalhes marcantes, como faróis de LED, colunas escurecidas e lanternas traseiras em formato de “C”. Suas dimensões são 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.575 mm de altura, com distância entre eixos de 2.750 mm. Comparado ao BYD Dolphin, o Aion UT é maior em comprimento, largura e altura, oferecendo um dos interiores mais espaçosos da categoria, segundo a GAC.

GAC Aion UT - primeiras fotos
Foto de: GAC

Internamente, o carro elétrico conta com uma tela central de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas. O sistema de entretenimento é compatível com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, além de contar com um assistente de voz com inteligência artificial, que permite controlar funções como ar-condicionado, navegação e ajuste de assentos. A segunda fileira de bancos oferece dois apoios de cabeça, mas nenhuma versão do modelo inclui descanso de braço para os passageiros traseiros.

O Aion UT é equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente com potência máxima de 100 kW (134 cv). A energia é fornecida por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh, que oferece autonomia de até 420 km, conforme o ciclo CLTC. Apesar disso, alguns consumidores manifestaram insatisfação com a diferença em relação à autonomia de 600 km anteriormente sugerida por imagens divulgadas. O modelo tem velocidade máxima de 150 km/h e pode carregar de 30% a 80% em apenas 24 minutos em carregadores rápidos DC.

GAC Aion UX (5) (1)
Foto de: AutoHome

Além de competir com o BYD Dolphin, o Aion UT enfrenta outros modelos do segmento, como Geely Geome Xingyuan, Baojun Cloud, Dongfeng Nammi 01, JAC Yiwei 3 e GWM Ora 03. Para se destacar, aposta em seu preço inicial mais acessível e em recursos tecnológicos integrados. Esse modelo é o terceiro da Aion pensado para mercados globais, após o Aion V de segunda geração e o sedã Aion RT. Assim, o Aion UT pode ser lançado em outros países após sua estreia na China.

Galeria: GAC Aion UT - primeiras fotos

Expansão global e Brasil

A GAC Motor planeja expandir suas operações globalmente, incluindo o Brasil, onde começará a comercializar veículos ainda no primeiro trimestre de 2025. A estratégia envolve inicialmente a importação de modelos, seguida pela instalação de uma fábrica local no segundo semestre de 2026.

Os modelos da linha Aion, incluindo o UT, fazem parte dessa iniciativa, com foco em atender diferentes perfis de consumidores. A operação no Brasil contará com 20 concessionárias em cidades estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com previsão de expansão para 50 unidades até o final da década.