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Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia

Substituir a bateria do Leaf antigo é possível com empresas que trabalham com kits recondicionados

Veículo elétrico Nissan Leaf 2011 31.03.2010

A substituição de baterias para o Nissan Leaf, especialmente os modelos mais antigos, tornou-se uma solução viável e acessível graças à atuação de empresas especializadas. Essas companhias oferecem kits com baterias recondicionadas que aumentam a capacidade original, proporcionando maior autonomia e vida útil ao veículo.

O Nissan LEAF foi um dos pioneiros no mercado de carros elétricos, mas as primeiras gerações enfrentaram limitações relacionadas às suas baterias. Os modelos iniciais contavam com pacotes de 24 kWh, posteriormente ampliados para 30 kWh e, mais recentemente, para 40 e 62 kWh. No entanto, as baterias originais apresentavam uma degradação acima da média, reduzindo significativamente a autonomia ao longo do tempo.

Nissan LEAF

Para lidar com esse problema, a Nissan lançou um programa de troca de baterias, com custo inicial de aproximadamente 7.000 euros (R$ 43.000). Contudo, essa substituição utilizava as mesmas células originais, mantendo os problemas de degradação e autonomia limitada.

Novas alternativas de substituição

Empresas especializadas surgiram para oferecer uma solução mais eficiente e sustentável. Entre elas, destaca-se a irlandesa Range Therapy, que disponibiliza kits de baterias recondicionadas para o Nissan LEAF e outros modelos como o e-NV200. Esses kits utilizam células reaproveitadas de veículos sinistrados, uma alternativa sustentável que reaproveita recursos antes que sejam reciclados.

Veículo elétrico Nissan Leaf 2010 18.03.2010

Os clientes podem escolher entre diferentes opções:

  • 40 kWh: substituição da bateria original de 24 ou 30 kWh, com custo de 7.400 euros (R$ 46 mil).
  • 45 kWh: capacidade intermediária, ampliando a autonomia.
  • 70 kWh: capacidade máxima, estimando entre 475 e 500 km de autonomia, com custo de 8.900 euros (R$ 55 mil).
Foto de: Range Therapy

Utilização de baterias antigas

Outra vantagem oferecida pela Range Therapy é a possibilidade de reaproveitar a bateria antiga do veículo. Essa pode ser transformada em uma bateria de backup residencial, ideal para armazenar excedentes de energia de painéis solares.

As opções para baterias residenciais incluem:

  • 18 kWh: custo inicial de 5.000 euros, com inversor de 3,6 kW (5 kW por +400 euros / R$ 2.500).
  • 28 kWh: capacidade intermediária por 5.400 euros (R$ 33.600).
  • 35 kWh: maior capacidade, por 7.900 euros (R$ 49.000) com inversor de 5 kW.

Além disso, as baterias podem ser adaptadas para se tornarem geradores portáteis em trailers, com capacidade entre 24 e 70 kWh.

Sustentabilidade

A reutilização de baterias de veículos elétricos não apenas reduz custos para os proprietários, mas também contribui para práticas mais sustentáveis no setor automotivo. A Range Therapy exemplifica como a economia circular pode oferecer benefícios práticos, desde maior autonomia para os veículos até soluções energéticas para residências e usos menos severos.

Fonte: FCO