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Carro elétrico de luxo da Huawei anda igual caranguejo no trânsito

Carro-chefe chinês é equipado com rodas que giram até 16 graus e podem literalmente "driblar" carros no trânsito

Maextro S800, o passeio do caranguejo entre os Maybachs
Foto de: Huawei

Um carro capaz de se mover nas ruas como caranguejo? Depois do GMC Hummer EV, Mercedes-Benz Classe S e Rolls-Royce Ghost agora é a vez do Maextro S800, um carro de luxo elétrico que faz parte da constelação da Huawei. Além de facilitar a entrada e saída das vagas de estacionamento mais apertadas, pode também "pular" o trânsito mais rapidamente.

Vendido apenas na China a um preço de 1 milhão de yuans (cerca de 130.000 euros), o sedã mostra suas proezas em um vídeo enquanto "dribla" uma série de Maybachs.

O segredo de sua agilidade

O vídeo oficial mostra o grande sedã de luxo com seus quase 5,5 metros, movendo-se de forma impressionante em torno de sete Maybach S 680s com facilidade, graças à função"crab walk". Na prática, essa função faz uso das rodas traseiras direcionais, com capacidade de até 16 graus, em comparação com os 10 graus do Mercedes-Benz Classe S e os 5 graus do Rolls-Royce Ghost.

A função de direção nas quatro rodas permite que as rodas traseiras do S800 imitem o ângulo das rodas dianteiras.

Essa tecnologia impressionante - na verdade, já apresentada há alguns anos no Hummer EV da GMC - permitiu que o carro se livrasse de sete carros estacionados com facilidade.

852 cv, mas alcance reduzido

Com uma pintura em dois tons, rodas de 20 polegadas, um sensor LiDAR no teto e um interior luxuoso, o Maextro S800 está disponível em variantes 100% elétricas e EREV, ou seja, elétricas com um motor térmico atuando como gerador.

As versões elétrica têm até 852 cv, enquanto as EREVs vêm em duas potências de 523 cv e 852 cv. Não há informações sobre o conjunto de baterias do Maextro S800 elétrico. No entanto, o extensor de autonomia adota baterias NMC ternárias da CATL com capacidade de 63,3 kWh. A autonomia elétrica do S800 é de 272 ou 371 km no ciclo CLTC, dependendo da variante de propulsão.