A primeira regra, e talvez a única, do bom estilo, é que você tenha algo a dizer, disse Arthur Schopenhauer. O Audi e-tron muda de estilo e se disfarça de Sportback. O que tornaria esta versão mais interessante sob o ponto de vista do design. Mas o que muda em termos práticos? É o que nos propomos a descobrir.
Vamos começar com uma suposição. A definição de Sportback criou recentemente alguma confusão. Isso ocorre porque a marca das quatro argolas começou a interpretar esse estilo de carroceria de duas formas diferentes. Por um lado, existem os A1 e A3 definidos como "Sportbacks" que na verdade são hatches, enquanto o Q3 é um SUV e A5 e Audi A7 estão mais para cupês. Aqui, o e-tron se junta aos últimos três, que o torna mais refinado e aerodinâmico, mantendo praticamente as mesmas dimensões que sua irmã SUV: ele tem 4,88 metros de comprimento e distância entre eixos de 2,93 metros.
Isso, no entanto, também resultou em um Cx de 0,25, uma melhoria de 9 centésimos na aerodinâmica do coeficiente de arrasto. Segundo a Audi, isso garantiu uma vantagem, em termos de autonomia estimada, de expressivos 45 quilômetros pelo ciclo WLTP.
De resto, o estilo e os pontos chave deste carro permanecem os mesmos: grade octogonal de quadro único fechada, linhas limpas e musculares, faróis matriciais de LED mais baixos, além das rodas de 21 polegadas calçadas em pneus 265/45.
O teto inclinado e mais baixo até que não foi um grande sacrifício em termos de espaço, que de fato, no banco traseiro ainda é bom, mesmo no que diz respeito ao espaço para a cabeça (dois centímetros a menos que um Audi e-tron normal).
O Sportback perde um pouco de espaço no porta-malas, com um mínimo de 615 litros, incluindo o compartimento sob o capô dianteiro, em comparação com os 660 da irmã SUV. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade máxima sobe para 1.655 litros em comparação com os 1.725 do e-tron "normal", com a possibilidade de abrir a tampa do porta-malas com o pé, graças ao sensor localizado sob o para-choque. A questão da altura máxima para bagagem particularmente alta permanece. Eu teria preferido mais atenção a pequenos detalhes, como ganchos e suportes.
Existem dois motores que impulsionam, um em cada eixo, o Audi e-tron Sportback. Juntos, eles conseguem entregar uma potência máxima de 313 cv com 57,2 kgfm de torque para a versão 50 quattro, enquanto o 55 quattro atinge 408 cv com um valor máximo de torque de 67,7 kgfm.
Mais uma vez, uma capacidade para cada versão. Bateria de 71 kWh para 347 km de autonomia nominal na versão 50 quattro e 95 kWh com 446 km de autonomia nominal para a versão 55 quattro. Limites que não puderam ser exploradas em um único dia de teste.
Durante nosso teste, no entanto, notamos um consumo de 27,8 kWh/100 km entre ambientes urbanos, suburbanos e rodoviários. O Audi e-tron pode ser recarregado em corrente alternada com uma potência máxima de 11 kW e opcional com 22 kW. Em corrente contínua, através de um conector CCS Combo 2 com um pico de 150 kW, graças também à sua arquitetura de pouco menos de 400 volts - 396 para ser exato.
Uma vez a bordo, existem elementos positivos e negativos. E, em retrospectiva, eles são consistentes com os que avaliamos com o e-tron em um ambiente "tradicional". Apreciamos a resposta da direção e sua dinâmica de condução, que por mais confortável que seja, não deixa de lado um grau de esportividade. A resposta da direção também agradou, mas sobretudo o acelerador e os freios, graças também aos vários modos de direção configuráveis.
Por outro lado, não podemos deixar de ressaltar, como defeitos, o peso e também o uso dessas câmeras como retrovisores. Essa é uma solução realmente surpreendente e agradável, mas ainda precisa ser totalmente desenvolvida.
Com um preço que varia entre 75.400 euros (R$ 428.000) para a versão 50 e 87.400 (R$ 496.100) para a 55, o Audi e-tron Sportback chega ao mercado europeu neste segundo trimestre de 2020.
Confirmado para o Brasil, porém sem data oficial de estreia, o e-Tron Sportback deve desembarcar por aqui entre o fim de 2020 e o início de 2021. Como referência, o e-Tron "normal" já está sendo vendido no país por R$ 460 mil e considerando os preços internacionais, apostamos em algo entre R$ 10 mil e R$ 20 mil a mais pelo Sportback.
Valores | Audi e-tron 50 quattro Sportback | Audi e-tron 55 quattro Sportback |
Comprimento | 4.900 mm | 4.900 mm |
Largura | 1.940 mm | 1.940 mm |
Altura | 1.620 mm | 1.620 mm |
Entre-eixos | 2.930 mm | 2.930 mm |
Potência | 313 cv | 408 cv |
Torque | 57,2 kgfm | 67,7 kgfm |
Porta-malas | 615/1655 litros | 615/1655 litros |
Autonomia declarada WLTP | 347 km | 446 km |
Recarga DC | 120 ou 150 kW | 120 ou 150 kW |
Recarrega CA | 11 ou 22 kW | 11 ou 22 kW |
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