Sempre há uma primeira vez. E para o grupo Toyota isso se traduz no Lexus UX 300e. O crossover compacto desta marca premium tem a tarefa histórica de apresentar o primeiro modelo de produção em série 100% elétrico do fabricante japonês.
Não é por acaso que esta importante etapa é confiada à linha UX, responsável pela maior parte das vendas da marca em muitos mercados. Considerando que a combinação de SUVs compactos - eletrificados e com emissão zero - é a mais quente do momento na Europa, nossos amigos do Motor1.com Itália fizeram a avaliação deste SUV elétrico e nos trazem as primeiras impressões. Confira!
A linha UX tem muitas qualidades. E o 300e também, porque na verdade não há nenhuma mudança substancial - as dimensões permanecem inalteradas. No entanto, há uma diferença importante: o icônico emblema "Hybrid" desapareceu da carroceria: agora, na parte inferior da lateral, uma inscrição cromada destaca - orgulhosamente - a natureza elétrica do 300e.
Os clientes mais fiéis da marca terão então notado as novas rodas de liga leve (17 ou 18 polegadas) específicas para o UX, projetadas de forma a otimizar os fluxos de ar e limitar o atrito aerodinâmico e, ao mesmo tempo tempo, permitir o resfriamento eficiente do sistema de freio.
A estrutura do conjunto de lanternas e luzes traseiras também foi projetada para facilitar o downforce, enquanto na frente existem anteparos móveis que são ativados para resfriar a bateria, se necessário. Por outro lado, eles permanecem fechados para melhorar o coeficiente de penetração.
A bordo do UX você respira a clássica atmosfera Lexus, feita de detalhes cuidadosos e um design capaz de misturar com habilidade estilo e requinte. Que este não é um carro "comum", em suma, é imediatamente percebido e, de fato, por trás da criação de estofados e couro está a sabedoria dos artesãos Takumi.
O espaço de armazenamento é bom - se não ótimo - mas o que mais se destaca neste UX 300e é a nova alavanca seletora de marcha. É um comando shift by wire - ou seja, com impulso eletrônico - que, portanto, quando acionado, não intervém mecanicamente na transmissão. Isso significa não apenas poder brincar livremente com as formas (a alavanca é ergonomicamente muito bem feita e agradável à vista), mas também o curso é muito curto, por isso é confortável de usar na cidade.
Para quem está sentado atrás, o piso elevado (a bateria é integrada ao piso) limita o espaço para os pés e exige que os joelhos fiquem dobrados. Uma posição que se torna irritante em viagens mais longas. Os dois assentos laterais, no entanto, podem ser aquecidos: desta forma o ar condicionado não é ativado e a bateria de íon-lítio agradece.
Surpresa no porta-malas: ao contrário do que se possa pensar, em relação ao UX híbrido a capacidade de carga aumentou (+ 47 litros), para um total de 367 litros. E também há algum espaço de armazenamento sob o piso de bagagens para cabos de carregamento domésticos.
Conforme antecipado, a bateria foi integrada na parte inferior da plataforma, chamada de GA-C. É uma arquitetura que já conhecemos (é a mesma do Toyota C-HR e do Corolla), mas a instalação da bateria integrada na parte central do piso, logo abaixo do banco traseiro, aumentou a rigidez torcional, além de ter baixado o centro de gravidade em quase 7 cm (67 mm).
Ao dirigir, isso se traduz num comportamento na estrada que dá grande satisfação, também considerando que toda a suspensão foi redesenhada para acentuar a dinâmica mas, ao mesmo tempo, para garantir o conforto que se espera de um Lexus. E de fato é: graças a um controle de direção rápido e preciso, o UX 300e avança na trajetória e obedece os comandos do motorista sem hesitação.
O motor elétrico entrega 150 kW, ou seja, 204 cv e 30,6 kgfm de torque. O torque é fornecido de forma vigorosa, mas gradual e "domado" pela eletrônica. Sem gerar derrapagens excessivas como em outros carros elétricos de potência semelhante. O UX 300e, em suma, está pronto e reativo (0 a 100 km/h em 7,5 segundos), atingindo a velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente) mas acima de tudo linear, e desse ponto de vista o sistema de controle de potência também ajuda.
Vale destacar a capacidade de absorção das suspensões (mesmo com os aros de 18"), bem como a lógica de intervenção da frenagem regenerativa, que mesmo na sua fase mais intensa garante que as reduções sejam sempre naturais e não invasivas.
A bateria tem 54,3 kWh (50 kWh efetivos) e, de acordo com o ciclo WLTP, permite percorrer entre 300 e 315 km. No dia a dia certamente será um pouco menos (estamos aguardando um teste mais aprofundado para avaliar o consumo), mas é preciso dizer que, considerando que as pessoas percorrem em média 35 km por dia no trajeto casa-trabalho-casa, a capacidade é adequada para cobrir a maioria das necessidades de mobilidade.
Com o UX 300e, a Lexus se abre para um verdadeiro ecossistema de serviços colaterais. Por exemplo, o aplicativo denominado Lexus Link permite verificar o status da carga da bateria, programar os horários de carregamento e até pré-climatizar a cabine antes de entrar no carro.
Não só isso: também é possível verificar, em tempo real, a localização das estações de carregamento, incluindo as 160.000 que fazem parte da rede europeia afiliada à Lexus. A partir do smartphone você poderá ver quais são os preços e sua disponibilidade.
O UX 300e está disponível em dois níveis de acabamento, Premium e Luxury, que diferem apenas em termos de equipamentos. Em ambos os casos, o conjunto elétrico é o mesmo com tração dianteira. Os preços são de 57.000 euros (R$ 367.200) e 61.000 euros (R$ 393.000), respetivamente, que com os atuais incentivos caem para 46.500 euros (R$ 299.600) e 50.500 euros (R$ 323.500). O UX 300e chega às concessionárias europeias a partir de março de 2020.
Até o momento a Lexus não se pronunciou sobre a vinda do seu primeiro carro elétrico ao Brasil. Por aqui, a linha UX é representada pelo Lexus UX 250, um híbrido de 184 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, alcança os 177 km/h e custa a partir de R$ 233.990,00.
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