Jeep Wrangler Magneto: 1º contato com o inédito off-road elétrico
Conceito promissor representa uma ponte entre o passado e o futuro
A oportunidade para os nossos amigos do Motor1.com EUA foi realmente grande: um convite da Jeep para as trilhas deslumbrantes de Moab, Utah, e por último a chance de desfrutar alguns minutos ao volante de um carro-conceito inestimável no Easter Jeep Safari, um protótipo 100% elétrico do tradicional Jeep Wrangler.
Chamado de Jeep Magneto Concept totalmente elétrico, ele estava equipado com um câmbio manual de seis velocidades e, de muitas maneiras, representa a ponte entre o passado e o futuro para a marca. Foram apenas 15 minutos de contato com o Magneto, mas o suficiente para descobrir algumas coisas sobre este interessante conceito.
Galeria: Jeep Magneto EV Concept 2021
Na verdade, o Magneto estava programado há vários anos e esperava-se que fosse lançado em 2020, antes que a pandemia mudasse os planos do Jeep.
Para a empresa americana, este é um experimento para entender como os clientes em potencial poderiam reagir a uma inovação tão radical. Enquanto isso, para aqueles que desejam migrar para um Jeep Wrangler mais ecológico nos próximos meses, a versão híbrida plug-in 4xe está a caminho.
Como anda?
A Jeep começou este projeto com um Wrangler Rubicon 2018 de duas portas equipado com motor o V6 convencional e transmissão manual. Eles imediatamente desconectaram o motor e eletrificaram o carro, mantendo o câmbio de seis marchas com reduzida.
O trem de força do Magneto é suficiente para 285 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. No estado em que o dirigimos (sem portas ou banco traseiro), o conceito pesa 2.600 quilos. A Jeep limitou o torque para imitar a experiência de um motor de combustão.
A caixa manual de seis velocidades é uma espécie de homenagem aos entusiastas da "velha escola", mas devido à sua complexidade é altamente improvável que seja instalada em qualquer modelo de produção.
O procedimento inicial não é exatamente muito intuitivo. Afinal, é algo incomum um carro elétrico com caixa de câmbio manual. Para sair, você pressiona a embreagem e freia, engata a segunda (o que, segundo Jeep, garante uma saída melhor), libera o pedal do freio e aos poucos também a embreagem.
Em um carro normal o motor já teria morrido, mas não no caso do Magneto, que na verdade não possui partes mecânicas em operação e sim o motor elétrico.
Assim, para enfrentar as subidas íngremes, você pode engatar a primeira, enquanto em uma reta você pode colocar uma quarta, assim como em um Wrangler normal com caixa de câmbio manual. Dirigir assim é um pouco estranho, os únicos ruídos são o zumbido do motor elétrico e da caixa de transferência, além da areia do deserto de Moabe.
A Jeep nos garantiu que se um Wrangler elétrico entrasse em produção (opa!!!), ele não choraria e gritaria como o carro-conceito. O acelerador é fácil de modular e o carro mantém agradavelmente sua condição de Wrangler, avançando sobre pedras e obstáculos sem reclamar.
Se - vamos ser honestos, quando - a Jeep fizer um Wrangler totalmente elétrico, ele não compartilhará muita coisa com o Magneto. Mas este projeto pequeno e maravilhoso de Frankenstein, com seus detalhes em azul brilhante, é uma prévia que induz um sorriso de como será um Wrangler sem motor a combustão.
A Jeep está usando o conceito para testar a receptividade dos clientes hoje, mas não se surpreenda em alguns anos quando as trilhas de Moab ficarem repletas de silenciosos Wranglers off-road como seus predecessores movidos a gasolina.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Jeep Magneto Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Wrangler 100% elétrico fará sua primeira aparição no final de março
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Jeep Wrangler deverá ser o primeiro SUV totalmente elétrico da marca
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica