O Novo Jeep Compass 2022 é um modelo que na Europa pertence à categoria dos chamados SUVs do segmento C, que inclui modelos como o Nissan Qashqai, Peugeot 3008 ou Volkswagen Tiguan, por exemplo.
Três anos após o lançamento no mercado, chegou a hora de um retoque visual externo, um novo arranjo no acabamento interno e um aprimoramento da tecnologia de bordo. E para conhecer de perto as novidades, os nossos amigos do Motor1.com Itália tiveram a oportunidade de dirigir em primeira mão a nova versão híbrida plug-in de 240 cv com tração nas quatro rodas Compass 4xe que deve chegar ao Brasil até o final deste ano. Confira!
Com esta reestilização, a aparência externa do novo Jeep Compass 2022 ficou mais moderna que a do que o modelo anterior. Começando com o formato mais estreito dos faróis, que agora são full LEDs, além de incorporar as luzes diurnas DRL. A típica grade de 7 barras da Jeep ficou mais horizontal, com um canto logo abaixo do capô que define uma inclinação diferente nas superfícies que definem a grade.
A entrada de ar na parte inferior do pára-choque é mais larga, enquanto o radar anticolisão foi reposicionado na parte mais alta para reduzir o risco de danos com pedras ou outros obstáculos. Há um novo tratamento para os gráficos das laterais, as rodas de liga leve têm um design atualizado e nas lanternas há uma nova assinatura de luzes com LEDs, sempre para dar a impressão de que o carro é mais largo e assentado.
É na cabine que as intervenções no novo Compass são mais evidentes, não só pela presença da tela suspensa para o sistema informação e entretenimento. O painel, aliás, está estruturado em vários níveis, para acentuar a tridimensionalidade, também para a escolha entre os diferentes materiais disponíveis para o estofamento: couro, tecidos ou acabamentos com efeito alumínio ou fibra de carbono.
Há novas saídas de ar, mais estreitas do que no passado, e a instrumentação à frente do motorista é uma tela digital full HD de 10,25" com 20 opções de configurações diferentes, por meio de 5 menus distintos. A 'multimídia' varia de 8,4" a 10,1", dependendo do acabamento, e abriga a última versão do sistema Uconnect 5, que estreia na Europa com o Compass 2022.
Além disso, no que diz respeito à praticidade, o túnel central foi elevado, triplicando o espaço para objetos em relação ao antecessor em termos da capacidade do compartimento sob o apoio de braço central e da prateleira na frente da alavanca de câmbio, preparada para carregar o telefone por indução. Falando do porta-malas, que tem capacidade mínima de 420 litros, o compartimento de carga perde 18 litros em comparação ao Compass equipado com motor a combustão, apesar da presença da bateria, do motor elétrico e dos demais componentes do sistema recarregável.
A versão protagonista deste teste é o Compass S 4xe de 240 cv, ou aquele equipado com motor híbrido plug-in. O motor a gasolina 1.3 turbo de 4 cilindros e 180 cv é combinado com o motor elétrico traseiro de 60 cv, que também oferece tração nas quatro rodas. Além dos números, que você encontra na ficha técnica no final da matéria, no modo de condução 'Hybrid' a eletrônica prioriza o uso da tração elétrica mesmo fora da cidade, e com a bateria não completamente descarregada.
A intervenção do motor a gasolina também é mais frequente quando a bateria se esgota, além de utilizar um estilo de condução mais agressivo. E também há uma calibração de suspensão que você não esperaria de um SUV que de certa forma também é projetado para enfrentar obstáculos com um certo nível de condução off-road. As entradas nas curvas, a contenção de rotação e inclinação e a progressividade do pedal do freio permitem que você dirija com boa desenvoltura.
Uma pena, nesta versão plug-in, é a calibração da direção elétrica um pouco mais leve que o desejável e pelos 300 kg a mais de peso em relação ao Compass com motores a gasolina ou diesel, que tornam mais evidentes os impactos verticais nas irregularidades do piso. De resto, o Compass reestilizado confirma também o bom nível de isolamento acústico do habitáculo - acima da média - que no modelo anterior também estávamos habituados.
A Jeep é candidata a ser a marca que mais terá peso na fusão da Stellantis entre o grupo FCA e o grupo PSA. Nesse contexto, a reestilização do Jeep Compass representa o primeiro novo modelo a ser apresentado na Europa, onde a categoria de mercado do chamado C-SUV representa 20% de todos os carros vendidos no continente, além de 40% do total de SUVs emplacados.
O preço de tabela do novo Jeep Compass 2022 parte de pouco menos de 30.000 euros (R$ 203.000) com o motor 1.3 turbo de 130 cv com tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades, que é o mesmo layout mecânico do 1.6 turbo diesel de 130 cv, que começa em quase 31.000 euros (R$ 210.000).
Para o 4x2 a gasolina 1.3 turbo com 150 cv e transmissão automática de 6 velocidades de dupla embreagem é preciso pelo menos 32.000 euros (R$ 217.000), enquanto os modelos Compass 4Xe híbridos plug-in começam em 42.000 euros (R$ 284.500) para a versão de 180 cv e 49.000 euros (R$ 332.000) para este modelo de 240 cv testado por nós.
A estratégia de e-Moblity da Stellantis, que tem como objetivo preparar o mercado para a chegada ao Brasil dos primeiros veículos eletrificados do grupo, irá iniciar a eletrificação no país com os modelos Fiat 500e, versão 100% elétrica do subcompacto, e o Jeep Compass 4xe, ambos com lançamento previsto para 2021.
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Jeep Compass 4xe S 240 CV
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