Avaliação Porsche Taycan 4 Cross Turismo: Uma indicação do que vem por aí
Uma perua aventureira 100% elétrica é a melhor forma de antecipar um SUV?
Lembra da Fiat Palio Weekend Adventure? Uma perua aventureira que praticamente inaugurou um segmento pré-SUVs compactos, hoje dominantes seja no mercado generalista, seja entre os premium. Até a Porsche de seu bem nisso, com o nascimento do Macan em 2014 e que é um dos favoritos de seus clientes. Mas o que isso tem a ver com o Taycan Cross Turismo?
O Porsche Taycan Cross Turismo é uma perua aventureira. Foi a forma que a marca encontrou para dar um estilo mais aventureiro aos clientes que querem isso no conjunto 100% elétrico do Taycan. Chega ao Brasil com a versão 4, a intermediária em potência de seus dois motores elétricos, mas ainda assim, diferenciada.
Enquanto o Macan EV não vem
A Porsche apresentará a nova geração do Macan com uma versão 100% elétrica em 2023. Enquanto isso, o Taycan 4 Cross Turismo faz esse papel de quase-SUV dentro da gama elétrica. Sim, eu sou um dos que já viu o Taycan Turismo pessoalmente e acho a perua pura mais simpática que a Cross Turismo, mas nada que a desabone.
A roupa aventureira da Cross Turismo é até discreta. Apliques nos para-lamas, algumas diferenças nos para-choques dão um toque na perua, mas sem exageros ou peças desnecessárias dentro do conceito de design que o Taycan já oferece. São 30 mm a mais na altura da suspensão a ar adaptativa, que de série está em conjunto com rodas de 19", mas no nosso carro foram substituídas por 21", casando mais com o porte do elétrico.
Outra exclusividade da Cross Turismo é o modo Gravel na tela do console central. Ele trabalha suspensão, direção e a potência nos motores elétricos para situações de piso em piores condições. Você faria off-road com um Taycan? Eu não, imagino que você também não, mas o modo está ali pro clássico "vai que".
O Taycan 4 Cross Turismo usa o conjunto com dois motores elétricos, sendo o traseiro com um câmbio de duas marchas. Juntos, são 380 cv (280 kW), chegando aos 476 cv no controle de largada e 51 kgfm de torque. Para o Cross Turismo, as baterias são de 93,4 kWh, sendo 83,7 kWh úteis, com recarga de até 11 kW em AC e 262 kW em DC, uma das mais potentes entre os carros elétricos.
O melhor Taycan pra o uso?
Desde que chegou ao Brasil, já andei com o Taycan Turbo S e com o Taycan 4S. Em comum, são elétricos potentes, com estilo cupê de 4 portas mas, que por sua altura de rodagem, exigem algum cuidado no dia a dia. O Taycan 4S foi até mais tranquilo pelas rodas menores, mas ainda assim inspira um cuidado nas lombadas e valetas que invadem as grandes cidades.
O Taycan Cross Turismo não. Apesar das rodas de 21", a suspensão pneumática me passou uma impressão de ser melhor preparada para tais "desafios", mais confortável e que ajudou a proteger melhor o para-choque dianteiro do Taycan pelas ruas. Seria essa a "mágica" para os SUVs serem tão queridos? Provavelmente.
Com 476 cv, o Taycan 4 Cross Turismo só não tem menos potência que o Taycan (apenas Taycan) e seus 408 cv, a versão de entrada. Ainda são números bons que, segundo a Porsche, o leva aos 100 km/h em 5,1 segundos com o controle de largada. O Taycan ainda é um dos poucos elétricos a ter um câmbio com mais de uma marcha - no caso, o motor elétrico traseiro recebe uma caixa de duas marchas, que colabora para a máxima de 220 km/h.
Durante nossa avaliação, o Taycan 4 Cross Turismo registrou 4,1 km/kWh na cidade e 4,5 km/kWh na estrada. Com isso, temos uma autonomia de 343 km em ciclo urbano e 377 km, considerando a capacidade útil das baterias, que são as mesmas das versões mais potentes. Foi o suficiente para rodar na cidade e fazer uma rápida viagem com apenas uma recarga parcial e chegar ao final da semana com uma boa carga na hora da devolução. Não é a maior autonomia que encontramos em um carro elétrico premium vendido no Brasil, mas já dá uma ajudinha no uso.
Inúmeras variações possíveis
Com preço inicial de R$ 699.000, dificilmente seu Taycan 4 Cross Turismo custará isso. Como todo Porsche, os opcionais e combinações de customização são as mais variadas possíveis. Nosso carro agregava rodas de 21" de mais de R$ 19.000, segunda tela multimídia para o passageiro (!) de quase R$ 5.000, ar-condicionado de 4 zonas e muitos outros opcionais que o jogam, facilmente, para os quase R$ 800 mil. Dica: o relógio central assinado pela Porsche Design é lindo, vale a pena.
Enquanto o Macan EV não vem, o Taycan 4 Cross Turismo vai sendo a opção diferente para o Taycan. Tem a modularidade de uma perua pelo maior espaço traseiro, visual diferente, lotada de tecnologias e diversas opções de personalização, apesar de a autonomia não ser seu ponto forte, mas ao menos tem bom desempenho. Para poucos, bem diferente da saudosa Palio Weekend Adventure, mas bem (de longe e muito longe, bem) melhor.
Porsche Taycan 4 Cross Turismo
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