Um carro elétrico de alto luxo que combina suavidade com prestígio, potência de 430 kW (584 cv) e 91,7 kgfm de torque. Coloque na conta a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, velocidade máxima de 250 km/h e autonomia de 520 quilômetros de acordo com o WLTP. O time Motor1.com Oriente Médio avaliou essa joia sobre rodas e traz as impressões do Rolls-Royce Spectre, o primeiro da classe totalmente elétrico.

Os itens acima são especificações e qualidades com as quais o Spectre ostenta, mas o título mais proeminente continua sendo a condução mais apurada que o carro oferece àqueles que se sentam dentro de sua cabine excepcional, que é acompanhada por um alto senso de movimento refinado que confirma que os valores de luxo não se limitam apenas à aristocracia do design e da qualidade de produção, mas também à aristocracia do movimento.

Rolls-Royce Spectre

Isso não são palavras de um poeta que não sabe do que está falando, é uma realidade tangível, uma realidade que pode parecer vir do reino da fantasia, mas é um fato inegável. Quer você esteja acelerando o Spectre a toda velocidade, encarando uma curva em alta ou freando com vontade, ele se comporta de maneira condizente com sua personalidade refinada e seu slogan cativante.

Rolls-Royce Spectre

Quando você se senta ao volante do Spectre para pegar a estrada, sente uma arrancada potente, mas não agressiva, como costuma acontecer com outros carros elétricos que oferecem tanta potência quanto o Spectre, mas uma arrancada suave que parece que você está passando uma faca afiada e quente em um pedaço de manteiga.

Nas curvas, a suspensão extremamente confortável proporciona o tipo de aderência que você não esperaria de um carro do tamanho ou da aplicação do Spectre, assim como o ângulo de curva, que o sistema de tração traseira também contribui para torná-lo estreito e altamente manobrável, mesmo em espaços apertados.

Rolls-Royce Spectre

Os freios, por outro lado, garantem que o mergulho do carro seja direto e firme, mesmo em altas velocidades, sem a sensação de que ele está se esforçando demais para isso, e sem qualquer mergulho do eixo dianteiro.

O carro consegue esse manuseio graças à tecnologia de ponta, com um sistema eletrônico que ajusta a relação de amortecimento da suspensão com base nas informações dos sensores distribuídos ao redor do carro sobre as condições da estrada e, é claro, nas informações do motorista, de modo que a unidade de controle central possa determinar a relação de amortecimento necessária para cada condição de condução, independentemente uma da outra.

Em termos de estilo exterior, o Spectre pode não ter as linhas redutoras de seus irmãos Ghost e Phantom, mas ainda assim consegue combinar suavidade e prestígio em uma combinação distinta. A grade de ventilação dianteira desempenha um papel importante ao proporcionar o tipo de presença luxuosa que normalmente esperamos de um carro com o emblema Spirit of Happiness na frente.

Rolls-Royce Spectre

A traseira do Spectre, com seu estilo distintamente diferente das lanternas de freio de outros veículos Rolls-Royce, eleva o nível em termos de excelência e inovação, sugerindo que sua linguagem de design logo chegará aos próximos modelos da empresa.

Tecnicamente, a carroceria do Spectre tem a melhor aerodinâmica de todos os Rolls-Royce, e a icônica escultura Spirit of Happiness, inalterada há 111 anos, foi modificada para atender às demandas dos veículos elétricos por maior capacidade aerodinâmica, tornando-se mais baixa. Em vez de se inclinar para o vento com os dois pés juntos, o novo logotipo tem um pé para a frente.

No interior, quatro pessoas podem se sentar em assentos separados nas duas fileiras, com níveis de conforto que estão entre os melhores do segmento de luxo. Quanto ao estilo, é tradicional, semelhante ao que a Rolls-Royce nos ofereceu recentemente em toda a linha. Mas, além do forro do teto característico da marca, que imita o céu noturno estrelado, os painéis das portas internas do Spectre apresentam iluminação semelhante com pequenos LEDs.

No fim das contas, o Spectre é a prova que a Rolls-Royce consegue ter uma leitura perfeita dos novos tempos oferecendo um novo tipo de carro: o elétrico aristocrata. É para gostos bem seletivos. 

FICHA TÉCNICA

  • Motores: Dois elétricos, síncronos
  • Potência de 430 kW (584 cv) 
  • Torque: 91,7 kgfm 
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão: Dianteira com braços duplos, traseira com multilink e amortecedores a ar
  • Freios: discos ventilados
  • Pneus: 255/40 R23 (diant.), 295/34 R23 (tras.)
  • Bateria: 102 kWh
  • Porta-malas: 368 litros
  • Peso: 2.890 kg

DIMENSÕES

  • Comprimento: 5,48 metros
  • Largura: 2,08 m
  • Altura: 1,57 m
  • Entre-eixos: 3,21 m