Menos é mais? A Volvo lançou o EX30 tendo em vista principalmente os compradores mais jovens e preocupados com o meio ambiente. No pacote, design atraente, bons itens de segurança e tecnologia, um interior clean e a ambiciosa missão de dobrar as vendas da marca aqui no Brasil.
Nesta semana, a Volvo iniciou as entregas do EX30 para os primeiros clientes em nosso mercado. E neste começo de trajetória, tivemos a oportunidade de dirigir o SUV elétrico compacto da marca sueca pela primeira vez no Brasil - já havíamos conhecido o modelo em outras fases do lançamento, como a apresentação para a imprensa em Barcelona (Espanha) e a prévia realizada no Rio de Janeiro (RJ).
O Volvo EX30 2024 foi lançado como o veículo elétrico mais acessível da marca e preços a partir de R$ 219.950. Na época do lançamento, em setembro passado, era um valor abaixo do esperado e bastante competitivo para uma marca premium. Agora parte de R$ 229.950, após a correção pela volta do imposto de importação.
De fato, nos últimos meses o mercado passou por forte mudança, com as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in chegando a quase 5% de participação, algo que só era estimado para 2025 em diante. Nesse cenário, o EX30 ainda pode ser considerado um carro elétrico com preço interessante, principalmente por ser de uma marca premium, mas a concorrência não está dormindo e novidades competitivas chegam a todo instante.
O EX30 é um dos lançamentos mais importantes para a Volvo nos últimos anos, sendo o terceiro modelo totalmente elétrico da marca no país, na sequência da dupla EC40 e EX40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão - ele terá a missão de colocar a marca na liderança de vendas do segmento premium.
Tecnicamente, o EX30 compartilha a mesma plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) do Grupo Geely com o Smart #1, mas o modelo da Volvo tem visual próprio e bem distinto, com elementos rementem aos Volvos mais recentes e algumas novidades estilísticas. O estilo é moderno e agrada de modo geral.
Em comparação ao Smart, o SUV elétrico compacto da Volvo é ligeiramente mais curto, com 4,23 metros, e a distância entre eixos de 2,65 metros também é dez centímetros menor que a do Smart. Sob o capô dianteiro, um porta-malas (frunk) de sete litros e atrás um porta-malas com 318 litros de capacidade (mais de 900 litros com o banco rebatido).
Se por fora o visual é moderno e atraente, sem deixar de lado o DNA da marca, por dentro o EX30 aposta em soluções incomuns para o que estamos acostumados a ver em um carro da Volvo.
Aqui, a orientação é o minimalismo. O painel de linhas retas e simples e plásticos de aparência espartana logo chama a atenção pela ausência do quadro de instrumentos. Uma tela multimídia com 12,3" que acomoda a maioria das funções do SUV elétrico compacto. Na parte superior da tela ficam as informações básicas: velocímetro, marcha, indicação das setas, autonomia, nível da bateria e alertas de segurança e tráfego.
Só que a Volvo levou a experiência de 'menos é mais' para outro nível. A ausência de botões é quase total, ao ponto de precisar regular os retrovisores pela tela central; os limpadores de para-brisa são acionados por um botão lateral na haste direita; há apenas dois botões para os vidros elétricos e uma chave para comutar (dianteiro/traseiro).
Outra novidade é o sistema de som. A Volvo diz que ele é inspirado no design de áudios domésticos, reunindo vários alto-falantes em linha no alto do painel, ao melhor estilo soundbar. O porta-luvas também foge do lugar comum e fica posicionado abaixo da tela central: o objetivo é que ele possa ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.
No quesito segurança, o Volvo EX30 possui 6 airbags e vem equipado com os pacotes de assistência ao motorista e tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista, além de um sensor especial, que fica localizado atrás do volante e é capaz de detectar movimentos e tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado. Ademais, todos os sistemas de assistência ao condutor estão lá, como convém a um Volvo.
Por enquanto, todas as quatro versões do EX30 vendidas no Brasil são equipadas com motor elétrico de 272 cv e 35 kgfm de torque instalado no eixo traseiro. Mais leve e mais potente que o EX40, não teria como ser diferente: o EX30 acelera bem e com progressividade, sendo mais agradável que o irmão maior nesse aspecto. Os dados oficiais apontam 0 a 100 km/h em 5,7 segundos para a versão de topo e 5,3 segundos para o modelo de entrada - a velocidade máxima é sempre 180 km/h.
Na cidade ou na rodovia, o EX30 pareceu mais agradável que o EX40. Além da suspensão bem acertada e silenciosa (prioriza mais conforto do que firmeza, vale destacar), o volante menor e a direção mais direta e precisa contribuem para o prazer ao dirigir.
No test-drive (só dirigimos as versões com bateria de 69 kWh), dirigimos de São Paulo a Campos do Jordão em um trajeto de 205 km. Na ida, saímos com 99% de capacidade e chegamos no destino com 31% de carga restante. Na volta, saímos com 89% do total e finalizamos a viagem com 40% na zona sul da capital.
São duas opções de baterias: 51 kWh LFP na versão de entrada ou 69 kWh NMC para os demais, o que resulta em autonomia de 258 km ou 338 km, respectivamente, sempre pelo padrão Inmetro.
Com potência de carregamento similar ao dos irmãos maiores, o EX30 pode atingir até 153 kW, dependendo da versão, o que é suficiente para recarregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos utilizando um carregador rápido em condições ideais.
Disponível em quatro versões, o Volvo EX30 custa a partir de R$ 229.950, chegando a R$ 293.950 na opção Ultra, a mais vendida por enquanto, segundo os dados de pré-venda.
É inegável que o preço de entrada é atrativo considerando o valor de outros modelos da marca (o EX40 parte de R$ 342 mil), mas também não há como ignorar que o EX30 entrega menos em termos de espaço interno e nível de acabamento, ainda que seja bonito, bem equipado e tenha desempenho elogiável.
Tudo considerado, o EX30 eventualmente pode agradar menos aos consumidores mais tradicionais e exigentes da marca, enquanto tem mais apelo aos novos clientes, geralmente mais jovens e focados no pacote de tecnologia, funcionalidades e custo benefício. Além disso tudo, há uma concorrência que não para de lançar novidades nesse segmento, sobretudo as marcas chinesas. Vamos ver como o caçula da Volvo se sai...
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