As versões 100% elétrica e híbrida da picape Ford F-150 podem funcionar como um gerador de energia móvel para alimentar dispositivos externos, variando de ferramentas a eletrodomésticos.

Mas além disso, o sistema chamado Pro Power Onboard também pode ser uma fonte de energia para outros veículos elétricos, e não apenas os da Ford. A marca do oval azul mostra sua picape mandando a energia da bateria para um Mustang Mach-E e um E-Transit, o que também poderia ser feito para veículos de outras marcas. 

Para que a função bidirecional funcione, o outro veículo elétrico deve ser equipado com a porta de recarga padrão SAE J1772, que tanto o SUV de emissões zero quanto a van da Ford possuem. No caso do Mustang Mach-E com a bateria de longo alcance (atualizada de 88 kWh para 91 kWh na linha 2022) e tração traseira, ele adiciona 32 quilômetros de autonomia por hora. A transferência de energia é feita através do carregador Ford Mobile Power Cord capaz de velocidades de carregamento nível 2.

Ford recarga veículo a veículo
Ford recarga veículo a veículo
Ford recarga veículo a veículo

No que diz respeito à picape elétrica F-150 Lightning, 21 quilômetros de alcance podem ser adicionados em uma hora, enquanto carrega a bateria do E-Transit por 60 minutos resultará em 16 quilômetros de alcance. A Ford vende o F-150 PowerBoost Hybrid com um gerador opcional de 7,2 kW Pro Power Onboard e lançará ainda uma versão de 9,6 kW em breve para a Lightning totalmente elétrica.

Só o tempo dirá se o Mustang Mach-E também será atualizado com carregamento bidirecional para dispositivos externos e outros veículos elétricos. Rivais como o Hyundai Ioniq 5, Kia EV6 e o mais refinado Genesis GV60 já podem compartilhar a energia da bateria. Além disso, a Volkswagen anunciou recentemente que todos os seus modelos de ID. equipados com a bateria de 77 kWh oferecerão essa capacidade "no futuro", de modo que o Mustang Mach E-rival do ID.4 contará com essa comodidade cedo ou tarde.