Depois de Audi, Mercedes-Benz e BMW, a Lexus será a próxima grande montadora premium global a iniciar a comercialização de veículos elétricos. De acordo com reportagem recente da agência de notícias Reuters, a subsidiária de luxo da Toyota lançará seu primeiro veículo 100% EV em novembro e começará a vendê-lo no início de 2020. A expectativa é iniciar a oferta por mercados como China e América do Norte, que têm demanda consistente por modelos do tipo, e posteriormente estender o alcance para nações da Europa e outros países da Ásia.

Galeria: Lexus LF-30 Concept

O lançamento será o primeiro passo dado pela Lexus em direção à massificação da eletrificação.  Até 2025, a expectativa é que todos os veículos da marca tenham pelo menos uma versão eletrificada em oferta, seja híbrida, híbrida plug-in, totalmente elétrica ou movida a hidrogênio.  “Nosso objetivo é que as vendas de modelos eletrificados possam ultrapassam as de modelos convencionais movidos a motores de combustão interna”, disse o presidente da empresa, Yoshihiro Sawa.

Prévia dessa nova estratégia foi apresentada ao público no Salão de Tóquio através do conceito LF-30, que entrega 500 km de autonomia com 544 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. É capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. Os quatro motores elétricos (um em cada roda) são abastecidos por um conjunto de baterias de 110 kWh montado no assoalho para melhorar o cento de gravidade e, consequentemente, a dirigibilidade.

Fonte: Reuters