Carro-conceito híbrido ZF EVplus tem autonomia elétrica de 100 km
Protótipo mostrado no Salão de Frankfurt mostra que carro híbrido do tipo plug-in funciona como elétrico por mais tempo
A ZF mostrou no Salão do Automóvel de Frankfurt novidades que devem acelerar a eletrificação no mundo. Um dos exemplos é sua nova transmissão que permitirá a carros híbridos plug-in (PHEV) serem utilizados como veículos puramente elétricos.
Com o EVplus, um protótipo baseado no BMW Série 3 exposto no evento alemão, a fornecedora global de componentes mostrou que o novo sistema híbrido possibilita ter autonomia superior a 100 quilômetros em condições reais usando apenas energia.
Essa é uma autonomia suficiente para a maioria dos condutores, cobrindo distâncias de deslocamento diários - com apenas uma carga de bateria. Basicamente, é uma distância que atende uma ampla faixa de consumidores. Para viagens mais longas ocasionais, nas férias ou fim de semana, o motor entra em ação.
De acordo com a ZF, na Alemanha mais de 88% dos viajantes profissionais percorrem distâncias inferiores a 100 quilômetros em seus carros. O PHEV cobre essas distâncias inteiramente no modo elétrico – com apenas uma única carga de bateria.
"Para nós, o EVplus marca uma mudança de paradigma em híbridos plug-in", explica Stephan von Schuckmann, Head da Divisão de Tecnologia de Powertrain de Carros de Passeio da ZF. "Graças ao EVplus, a próxima geração de híbridos plug-in são veículos elétricos adequados para uso diário".
Outro grande benefício deste sistema é o fato de eliminar a ansiedade relacionada à autonomia que incomoda os condutores, ajudando a acabar com as reservas quanto à compra de veículos elétricos.
Em relação aos carros 100% elétricos, os veículos PHEV também levam vantagem no tamanho das baterias, significativamente menores, o que torna o preço final do carro mais atrativo.
"O EVplus oferece eletromobilidade consistente para a vida cotidiana. Qualquer um que desejar viajar distâncias mais longas no mesmo veículo pode fazê-lo sem ter que parar e esperar pela recarga, com o risco de ficar parado”, explica o Dr. Michael Ebenhoch, vice-presidente sênior de desenvolvimento da Divisão de Tecnologia de Powertrain de Carros de Passeio da ZF.
O veículo conceitual EVplus é baseado em um BMW Série 3 de produção com a nova transmissão híbrida plug-in de oito velocidades da ZF. Os engenheiros instalaram uma bateria mais potente – com capacidade bruta de 35 KWh – em um sedan de autonomia média. Com saída contínua de 65 kW e pico de saída de até 95 kW, a potência do motor elétrico integrada à transmissão é igual ao padrão de produção seriada. Em condições reais, isso permite que o veículo conceitual da ZF cubra uma distância superior a 100 quilômetros de modo totalmente elétrico com uma única carga de bateria - em qualquer momento e com sistemas auxiliares ativos, como sistema de ar condicionado ou aquecimento.
Galeria: ZF EVPlus Concept Car
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda 0 Series EV: Protótipos de sedã e SUV prontos para estrear em 2026
Fiat Grande Panda elétrico chega ao mercado e ameaça o futuro do 500e
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
China ultrapassa EUA na corrida da IA e dos veículos elétricos
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
Avatr 11: SUV elétrico futurista da Huawei e CATL é flagrado no Brasil
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil