Carro-conceito híbrido ZF EVplus tem autonomia elétrica de 100 km
Protótipo mostrado no Salão de Frankfurt mostra que carro híbrido do tipo plug-in funciona como elétrico por mais tempo
A ZF mostrou no Salão do Automóvel de Frankfurt novidades que devem acelerar a eletrificação no mundo. Um dos exemplos é sua nova transmissão que permitirá a carros híbridos plug-in (PHEV) serem utilizados como veículos puramente elétricos.
Com o EVplus, um protótipo baseado no BMW Série 3 exposto no evento alemão, a fornecedora global de componentes mostrou que o novo sistema híbrido possibilita ter autonomia superior a 100 quilômetros em condições reais usando apenas energia.
Essa é uma autonomia suficiente para a maioria dos condutores, cobrindo distâncias de deslocamento diários - com apenas uma carga de bateria. Basicamente, é uma distância que atende uma ampla faixa de consumidores. Para viagens mais longas ocasionais, nas férias ou fim de semana, o motor entra em ação.
De acordo com a ZF, na Alemanha mais de 88% dos viajantes profissionais percorrem distâncias inferiores a 100 quilômetros em seus carros. O PHEV cobre essas distâncias inteiramente no modo elétrico – com apenas uma única carga de bateria.
"Para nós, o EVplus marca uma mudança de paradigma em híbridos plug-in", explica Stephan von Schuckmann, Head da Divisão de Tecnologia de Powertrain de Carros de Passeio da ZF. "Graças ao EVplus, a próxima geração de híbridos plug-in são veículos elétricos adequados para uso diário".
Outro grande benefício deste sistema é o fato de eliminar a ansiedade relacionada à autonomia que incomoda os condutores, ajudando a acabar com as reservas quanto à compra de veículos elétricos.
Em relação aos carros 100% elétricos, os veículos PHEV também levam vantagem no tamanho das baterias, significativamente menores, o que torna o preço final do carro mais atrativo.
"O EVplus oferece eletromobilidade consistente para a vida cotidiana. Qualquer um que desejar viajar distâncias mais longas no mesmo veículo pode fazê-lo sem ter que parar e esperar pela recarga, com o risco de ficar parado”, explica o Dr. Michael Ebenhoch, vice-presidente sênior de desenvolvimento da Divisão de Tecnologia de Powertrain de Carros de Passeio da ZF.
O veículo conceitual EVplus é baseado em um BMW Série 3 de produção com a nova transmissão híbrida plug-in de oito velocidades da ZF. Os engenheiros instalaram uma bateria mais potente – com capacidade bruta de 35 KWh – em um sedan de autonomia média. Com saída contínua de 65 kW e pico de saída de até 95 kW, a potência do motor elétrico integrada à transmissão é igual ao padrão de produção seriada. Em condições reais, isso permite que o veículo conceitual da ZF cubra uma distância superior a 100 quilômetros de modo totalmente elétrico com uma única carga de bateria - em qualquer momento e com sistemas auxiliares ativos, como sistema de ar condicionado ou aquecimento.
Galeria: ZF EVPlus Concept Car
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Renault 17: Nova versão do clássico com motor elétrico de 272 cv