Condenados à extinção no que depender da virada tecnológica da indústria, postos de gasolina já começam sentir os efeitos da eletrificação em vários países mundo afora. Nos Estados Unidos, por exemplo, a conversão dos empreendimentos tradicionais em modernas estações de recarga já começou a acontecer. O primeiro caso foi registrado em Takoma Park, no estado de Maryland, onde um antigo posto inaugurado em 1958 foi completamente transformado em um ponto de abastecimento exclusivo para veículos elétricos. As três bombas de gasolina foram aposentadas e deram lugar a modernos carregadores de 200 quilowatts.
Embora existam outros locais dedicados de carregamento de veículos elétricos espalhados por todo o território estadunidense, este foi o primeiro caso de conversão de posto de gasolina em estação elétrica. Proprietário do empreendimento desde 1997, Depeswar Doley disse que decidiu pela conversão depois do descontentamento com a maneira como as empresas de petróleo e gasolina estruturam seus contratos. Apesar disso, sabe que o retorno do investimento será lento. "Você percebe que não há muitos veículos elétricos em circulação", disse ele. "Portanto, não é algo que eu espero que fique rico da noite para o dia ou algo assim, mas é uma boa causa e boa para o meio ambiente".
A conversão foi financiada pelo Electric Vehicle Institute (EVI) e pela Maryland Energy Administration (MEA), que emprestaram US$ 786.000. Foram instalados ao todo quatro pontos de carregamento de 200 kW, que forcarem carga superior a 50% da capacidade dos carros em apenas 30 minutos. Enquanto esperam, os clientes podem desfrutar de um loja de conveniência completa, como no antigo posto.
Fonte: CNBC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla